sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nova tecnologia francesa cria barreira de proteção sísmica em estruturas

Um grupo de investigadores franceses da Universidade Aix-Marseille (AMU), em colaboração com a consultora de engenharia Menard Vibro, desenvolveu um método geotécnico de alteração do solo natural que poderá contribuir para a redução da ação destrutiva dos sismos em estruturas de Engenharia Civil. De acordo com um artigo publicado na Physical Review Letters, a tecnologia consiste na execução de uma malha de furos cilíndricos, com distribuição e geometria específicas, que formam uma espécie de barreira, impedindo a ampliação de ondas sísmicas.

Passos simplificados. Fonte: Physical Review Letters.


Ensaios de campo levados a cabo por Stéphane Brûlé, Emmanuel Javelaud, Stefan Enoch eSébastien Guenneau perto de Grenoble, França, confirmaram a validade dos modelos numéricos inicialmente elaborados, mostrando uma modificação efetiva da distribuição da energia sísmica, na fronteira da malha de furos.

Testes. Fonte: Physical Review Letters.


metamaterial sísmico assim obtido reveste-se de enorme importância para a engenharia civil e em particular para a engenharia sísmica, constituindo um ponto de partida fundamental para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de deflexão de energia sísmica e proteção de estruturas.