segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto - 11ª Feira de Cursos de Profissões 2013



No último final de semana (30, 31 de Agosto e 1º de Setembro), ocorreu no SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica) a 11ª edição da Feira de Cursos e Profissões. O grupo PET Civil estava presente mais uma vez, organizando o estande do curso de Engenharia Civil.

Alunos no segundo dia
Este ano foram expostos corpos de prova dos mais variados tipos de concreto, protótipos dos transportes públicos de Curitiba, diversos tamanhos de vergalhões, fibras de alguns materiais usados na construção civil como vidro, poliéster e nylon, pastilhas de revestimento cerâmico, pôsteres autoexplicativos, a concreball e pontes de papel. Tivemos também a presença de vários professores e dos alunos (de vários anos). Tudo isso para explicar e esclarecer da melhor forma possível as dúvidas daqueles interessados no curso, das variadas idades e níveis de conhecimento.

Durantes os três dias, contamos com uma boa participação dos professores, os quais transmitiram as informações mais técnicas do curso baseado em seus anos de experiência, cada qual em uma das três grandes áreas da Engenharia Civil. Representando o departamento de Construção Civil compareceram os professores Marcos Arndt, Nayara Soares, Roberto Dalledone, Leonardo Miranda e Carlos Parchen; de Hidráulica e Saneamento, Cristóvão Fernandes; e, de Transportes, Márcia de Andrade Pereira. Além deles, marcou presença também o professor Marcelo Medeiros, doutor em Construção Civil e tutor do nosso grupo.

Explicação antes do rompimento
Nosso grupo dimensionou e construiu especialmente para a Feira três pontes para serem rompidas, cada uma em um dia. Os rompimentos foram sempre muito esperados e os exatos momentos, surpreendentes. No primeiro dia, uma delas suportou 12,1 kg; no segundo, 17,9 kg; no terceiro, 13,6 kg, sendo que todas foram projetadas para 15 kg. Antes do enchimento dos baldes, era explicado aos espectadores como ocorreu a concepção da pontes, os conhecimentos aprendidos no curso que são aplicados na sua construção (relacionados à Mecânica Geral II e Resistência dos Materiais I), além de como seus componentes irão trabalhar quando submetidas ao peso estimado (tiras resistindo à tração e tubos, à compressão). Ao final, era também explicado o porquê do rompimento para, ao mesmo tempo, esclarecer as eventuais dúvidas e instigá-los a conhecerem mais sobre Engenharia Civil.

Durante a Feira, foi distribuída a nova edição do jornal "A Ponte", produzido pelo PET. Essa edição foi feita especialmente para o evento e contava com a matéria central relacionada ao vestibular, com dicas para os estudantes.

O grupo PET vem seguindo na organização da Feira de Cursos ao passar dos anos. E, a cada ano, tentamos inovar, seja trazendo mais materiais ou pessoas especializadas. Saiba mais sobre a oitava, nona ou décima edição.

O PET Civil agradece a todos os professores e alunos que contribuíram para o sucesso do estande! Tenha sido antes, durante ou depois do evento.

Sabemos da importância de inspirar aqueles que sonham em estar onde estamos. E serão sempre eles que darão continuidade aos projetos e melhorias conseguidas pelos atuais. Afinal, pessoas que gostam do que se propõe a fazer só tem a engradecer nosso curso.

Alunos no primeiro dia