terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto - Treinamento do Tutor - DIA 1

         

O Treinamento do Tutor é um projeto interno que visa a melhoria dos integrantes através de três dinâmicas aulas acompanhadas de práticas em laboratório oferecidas pelo tutor do grupo, professor Marcelo Medeiros. Nesse semestre, ele ocorrerá durante essa semana (09/09) e terá como tema Fibra de carbono como reforço em estruturas de concreto armado, servindo também como auxílio para a pesquisa do petiano Marcelo Hendges, o qual realiza um Estudo experimental da eficiência do reforço com fibra de carbono em corpos de prova prismáticos em condição de carregamento biapoiado.

O treinamento será composto de duas aulas teóricas no laboratório de informática do CESEC e duas práticas em laboratórios experimentais.

DIA 1
Fibra de carbono reforçando um pilar

O concreto armado com reforço de fibra de carbono formam um compósito que começou a ser estudado nos anos 50, porém só industrializado a partir dos anos 80. O revestimento usado para o reforço da estrutura é na verdade um polímero reforçado com as fibras de carbono. O brasileiro pioneiro nessa tecnologia foi o professor Ari de Paula Machado, da UFMG, e atualmente ainda são poucos os engenheiros calculistas que dimensionam considerando esses reforços.

Vantagens: rápida aplicação; não altera a seção da peça (0,165 mm/ camada); e não altera o peso próprio (300g/m², sendo aproximadamente 5 vezes mais leve que o aço).

Desvantagens: precisa-se de uma mão-de-obra especializada; a fabricação industrial exige maquinários produzidos fora do Brasil; em casos de incêndio, pode haver o descolamento; o custo gira em torno de 150/m³; a fibra possui baixa resistência à compressão.

Baseado no sistema da BASF, a sequência executiva é, acima do substrato do concreto armado:
- Primer;
- Putty Epóxi (massa regularizadora da superfície);
- Resina de Colagem;
- Fibra de Carbono;
- Resina de Colagem;
- Camada protetora para os raios UV, os quais podem degradar o epóxi.

Curiosidades:
- A resistência à tração da fibra de carbono 37.900 kgf/cm², sendo o do aço entre 5.000 e 6.000 kgf;/cm².