quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Projeto - English Day

Os eventos dos Grupos PET são espaços de integração entre os petianos e de discussão e reflexão tanto sobre a política do programa em si quanto ao que tange o tema 'educação'.

Assim, durante o evento, são proporcionadas várias rodas de discussões que vão de 'Encontro por áreas', no qual os PETs pertencentes à cursos inseridos numa mesma área como Ciências Exatas ou Ciências Biológicas podem discutir sobre os projetos realizados e assim compartilhá-los, até a 'Assembleia Geral', na qual todas as discussões são transformadas em encaminhamentos a serem levados à instâncias maiores e órgãos responsáveis.

Foi no 'Encontro por áreas' do último SulPET (notícia) que o PET Engenharia Elétrica da UDESC apresentou o projeto 'English Day', no qual em um dia da semana todos os petianos deveriam falar apenas em inglês. Para que esse dia seja lembrado, são hasteadas bandeiras de países diversos cuja língua oficial é o inglês.

Nós, do PET Engenharia Civil, achamos uma ótima ideia reservar um dia para essa atividade devido a crescente importância do idioma a título profissional e pessoal. Dessa forma, aconteceu na segunda-feira passada (26/08/2013) a primeira experiência 'talking just in English'. A experiência provou que apenas praticando é que se aprende. E, a troca de conhecimentos foi engrandecedor para todos que participaram. Ficou-se definido então que todas as segundas-feiras serão reservadas para a prática do idioma.

Gostaríamos de ressaltar, porém, que os graduandos que, por qualquer motivo, tiverem que comparecer na sala do PET, não precisam se arriscar no idioma. Ao mesmo tempo, destacamos a importância de se aprender um segundo idioma, seja ele inglês, espanhol, alemão, italiano, francês ou mandarim, principalmente no atual momento de investimento maciço em intercâmbios a nível de graduação e pós.

Uma das ferramentas desenvolvidas pelo conhecido programa Ciências Sem Fronteiras para incentivar e auxiliar alunos que pretendem aprimorar o inglês para prestar os tão temidos testes de proficiência foi o Inglês Sem Fronteiras. Ele utiliza-se de uma plataforma desenvolvida pelo National Geographic Learning e CENGAGE Learning chamada My English Online, composta por 5 níveis e que simula provas como TOEFL e TOIC.