quarta-feira, 3 de julho de 2013

O primeiro tijolo de construção negativo em carbono


O Carbon Buster é o primeiro bloco de construção do mundo capaz de captar mais dióxido de carbono do que aquele que é emitido durante a sua produção – 14 Kg por tonelada. O produto foi desenvolvido pela empresa britânica Lignacite em parceria com a Carbon8 Aggregates e é composto por mais de 50% de material reciclado.

Através da parceria com a Carbon8, a Lignacite conseguiu produzir um novo produto de alvenaria que possui um teor de carbono negativo. Os materiais reciclados usados neste tijolo incluem paletes da Carbon8, água e dióxido de carbono.
Logo, em outros produtos a Lignacite usou areia e cascalho também combinados a materiais reciclados como aparas de madeira, vidro e conchas, criando artigos com uma pegada de carbono mínima, de acordo com Inhabitat.
A ideia do produto baseia-se numa pesquisa realizada na University of Greenwich’s School of Science que incidiu sobre a reutilização de resíduos térmicos das centrais de energia. Ao misturar esses desperdícios com água e dióxido de carbono, os peritos da Carbon8 foram capazes de transformar o material residual num substituto ecológico aos agregados de construção convencionais.
A fábrica de carbonatação foi erguida em Brandon, Suffolk, em Inglaterra, próxima da fábrica da Lignacite. O Carbon Buster é assim feito a partir de resíduos carbonatados misturados com aglutinantes e enchimentos, resultando numa opção super ecológica.