segunda-feira, 15 de julho de 2013

Começa a construção de museu projetado pelo MAD Architects em ilha artificial na China



Começou a construção do novo Museu de Arte de Pingtan, projetado pelo escritório MAD Architects como uma ilha artificial na área costeira de Pingtan, na China. Com mais de 40 mil m², o museu será a maior coleção particular do país, com mais de mil peças expostas. O empreendimento também deverá facilitar a comunicação de arte entre Taiwan e a China.

De acordo com o escritório, a arquitetura "foi inspirada em linhas suaves de concreto armado, que sintetizam a ligação da terra, mar, montanha e oásis". Por isso, o prédio funciona como uma praça pública elevada, protegida por um mega volume flutuante, com curvas que lembram dunas.

O piso térreo abrigará todas as funções auxiliares e é concebido de tal forma que ele pode ser operado de forma independente do museu em horas de folga. Acima deste, um espaço de 20 mil m² abrigará a principal galeria de exposições e coleções de arte permanentes. O arranjo deste salão oferecerá aos visitantes a oportunidade de decidir como interagir com as obras em exposição, ao mesmo tempo, sendo cercado por vistas exteriores da paisagem urbana da cidade através de janelas que percorrem o perímetro da estrutura.

O acesso para veículos e pedestre se dará por uma ponte com cerca de 500 metros de extensão.

Fonte: PINIweb