domingo, 23 de dezembro de 2012

Holanda avança para nova geração de estradas inteligentes até meados de 2013


O projeto de auto-estradas inteligentes Smart Highway já era conhecido, mas agora chegou a certeza: até meados de 2013, várias centenas de metros de uma estrada em Barbant, na Holanda, servirão como cobaias deste piso da próxima geração.

O projeto, que ganhou recentemente o prêmio Best Future Concept, coloca no piso das estradas elementos que brilham à noite, aumentando a segurança da via. Na base deste desenvolvimento encontra-se o pó fluorescente. O projeto foi desenvolvido pelo Studio Roosegaarde e será implementado com a ajuda da Heijmans, uma empresa de infra-estruturas holandesa.
Para já, as inovações centram-se na definição das linhas da estrada e elementos gráficos que avisam os automobilistas, por exemplo, das condições climatéricas – o símbolo da neve aparece pintado no asfalto quando as temperaturas são baixas e o piso está escorregadio.
Estes elementos de iluminação são alimentados por turbinas eólicas, ligando-se apenas com a aproximação do veículo.


Numa segunda fase, as estradas inteligentes evoluirão para o carregamento de baterias de carros eléctricos. Para além da estrada em Barbant, o piso será testado em breve na costa oeste norte-americana.
Esta inovação não pretende apenas aumentar a segurança das estradas. Com este tipo de iluminação sustentável, os municípios e governos podem reduzir o investimento em energia – o que muitos deles, de resto, já estão a fazer em todo o mundo, desligando as luzes durante alguns períodos. Nestes casos, infelizmente, à custa da segurança rodoviária.