quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FUSuE 2012

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o grupo PET, representado pelos alunos Ana Julia Alves Egg Monteiro, Erasmo Vicente dos Anjos Neto, Igor Rodeghiero Ferreira, José Roberto Hino Junior e Kemmylle Sanny de Matos Ferreira, participou do Festival Universitário de Sustentabilidade e Empreendedorismo (FUSuE), na cidade de Sorocaba (SP), com o grupo SustentaCivil, com objetivo principal de trazer o evento para a Universidade Federal do Paraná.

O festival é um evento inovador, desafiante e jovem, realizado por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba, e já está na sua segunda edição. O objetivo do festival é estimular a conscientização, motivação e capacitação de futuros líderes, para que estes sejam capazes de transformar a cultura do nosso sistema de produção e consumo, tornando-o mais sustentável, em harmonia com as dimensões social, econômica, ambiental e espiritual. Para isto foi criado um ambiente de reflexões e práticas que propiciaram um aprendizado profundo sobre responsabilidade social, sustentabilidade e empreendedorismo, extrapolando o modelo convencional, no qual o estudante é apenas expectador. O evento teve em sua agenda atividades práticas, workshops, palestras e dinâmicas que proporcionaram uma imersão do jovem neste mundo que será explorado.


 No primeiro dia, as atividades começaram às 9h da manhã, com palestras dadas por pessoas que atingiram o sucesso no mundo do empreendedorismo, além de explicações técnicas sobre os mais diversos métodos de planejamento de atividades de uma empresa e oferecimento de produtos no mercado. Já nesse dia, além de colocarmos nossa ideia em prática através da suposição de diversos problemas que podem ocorrer, encontrando soluções viáveis e explicações coerentes para defendê-la, a definimos através do modelo de negócio chamado Canvas (com o lado direito, apenas).

No segundo dia, às 11h, houve o desafio do marshmallow (Marshmallow Challenge), o qual o grupo SustentaCivil obteve o primeiro lugar, construindo uma torre de 74 cm. Além disso, terminamos o projeto Canvas com o lado esquerdo, logo após uma explicação inicial, e foram oferecidas mais palestras sobre outros métodos como Lean Startup e Pitch.

Ao final, com todos os planejamentos finalizados, Kemmylle Sanny, líder da equipe, teve um minuto para apresentar e vender a ideia para os avaliadores, contando como nota para a avaliação final.

O PET Engenharia Civil agradece a organização do evento e a todos os envolvidos pela oportunidade de poder participar e os parabeniza pelo sucesso que festival foi e vem sendo!

Quer conhecer mais sobre o Evento? Clique aqui.

Canvas – Saiba Mais¹
                Saiba Mais²

Desafio do Marshmallow

Quer saber mais sobre a ideia do grupo SustentaCivil?
Entre em contato: pet@cesec.ufpr.br ou petcivilufpr@gmail.com