terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Política

Passada a época de eleições, é fato que o já pequeno interesse político por parte da população será reduzido até que outra eleição venha e instale novamente esse pseudo-nacionalismo. Diante disso, e com o intuito de que haja uma discussão em torno do tema, segue abaixo um texto de uma integrante do PET Engenharia Civil, no qual se expõe essa frágil relação sociedade-política.

Assim se ganha mais dinheiro

Se enganam os que vêem sua vida como algo dissociado à política. O quadro atual da estrutura e ideologias governamental é manipulado de tal forma que leva uma massa de pessoas a acreditar que participação política é passado. Pior ainda, quem se interessa é taxado de “idiota”, aquele que “perde seu tempo com o que nunca vai melhorar.”

Importante ressaltar que a política é a ciência capaz de mudar uma sociedade devido ao seu potencial de selecionar as outras ciências a serem estudadas. Portanto, parece conveniente manter milhões de pessoas alheias ao que acontece no meio político e, assim se apropriar do que deveria ser público. Criou-se uma ideia de que não existem mais motivos para lutar, que todos os problemas foram resolvidos. Mas o maior problema é o fato de eles estarem mascarados e assim, não é a totalidade que percebe tal enganação.

Vivemos uma geração não da falta de informação, mas da busca pela informação não tão relevante ou da ignorância por temas de cunho político. É mais prático e cômodo, conseqüentemente menos cansativo, ler ou conversar sobre vidas alheias a ler filosofia ou atual estado parlamentar. O interesse não é o mesmo que havia na época dos nossos avôs, por exemplo, não porque falta sentimento de cidadania, mas sim por desânimo, por assistir a tantas fraudes, esquemas, corrupção, impunidade, isso se materializou na mente de quase todos os brasileiros de forma irreversível, acreditam que, de fato, não há nada a ser feito.

A política perdeu suas ideologias, perdeu os cidadãos que tanto lutaram para que hoje desfrutássemos uma democracia, perdeu sua razão de ser. Tornou-se algo comprado, não mais importante e agente transformador da realidade, se tornou acomodada.

Autora: Gabriela Bill

A inserção da discussão em grupos de tecnologia se faz necessária a partir do momento em que consciência política não faz distinção entre grupos sociais ou econômicos. A mudança ocorre quando todos, ou a grande parte, incomodam-se e reagem com propostas de melhoria geral. 

A luta é complexa, mas deve ser sempre contínua.