quarta-feira, 29 de junho de 2011

PET Civil visita a Usina Hidrelétrica de Mauá



O grupo PET Engenharia Civil da UFPR, juntamente com alunos do curso de graduação, visitaram a construção da Usina Hidrelétrica de Mauá, localizada no rio Tibagi entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (aproximadamente 280 km de Curitiba).

A obra foi iniciada em julho de 2008 e tem previsão de operação ainda este ano. A potência instalada da Usina é de 361 MW, dos quais 350 MW são da casa de força principal e 11 MW da casa de força ao pé da barragem, a qual aproveita a vazão sanitária para geração de energia.

A barragem é feita de Concreto Compactado com Rolo (CCR) utilizando o método rampado para execução. Possui aproximadamente 75 metros de altura máxima e 775 metros de crista.

Os 26 alunos que participaram da visita conheceram grande parte das instalações da obra, como a central administrativa, casa de força da vazão sanitária, ponte sob a barragem, túnel de adução, câmara de carga e as instalações da casa de força principal. Assim, foi possível compreender melhor todo o circuito hidráulico de geração de energia e possuir maior visão de todas as etapas e processos envolvidos em uma obra de uma usina hidrelétrica.

Em breve postaremos as fotos da visita.