quarta-feira, 15 de junho de 2011

UFPR incentiva carona solidária


Campanha "Carona Solidária", organizada pelo C7, começou nessa segunda-feira (13) no Centro Politécnico. Objetivo é integrar possíveis caroneiros.

A carona solidária é normalmente incentivada em países como Canadá e EUA. Alguns projetos já deram certo no Brasil, como o "Unicarona", da Unicamp (Universidade de Campinas) e o "Carona Solidária", da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Nessas universidades, a internet foi a ferramenta utilizada para fazer o encontro entre a carona e o caroneiro. Uma ideia semelhante está em estudo no projeto Carona Solidária na UFPR. Ferramentas desse tipo funcionam por meio de um cadastro de pessoas que gostariam de participar do sistema de caronas. A partir daí, pessoas que moram na mesma região revezam o carro. A cada dia, uma pessoa dá carona ao colega até a universidade.

O Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia (C7) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) promove esta semana a campanha "Carona Solidária", no Centro Politécnico, em Curitiba. Uma barraca da campanha está montada no estacionamento do Setor de Ciências da Terra, até o dia 17 de junho. Nela, uma equipe buscará fazer a integração dos caroneiros ao longo do dia.