sexta-feira, 26 de março de 2021

O processo de construção de hospitais de campanha durante a pandemia

 Por Bruna dos Santos Bertini     

    Há vários anos o mundo não passava por uma pandemia com uma proporção tão grande como a que estamos passando agora. A atual é causada pelo vírus SARSCoV-2, e ficou conhecida como coronavírus. É transmitida de pessoa para pessoa e pode causar desde sintomas mais leves, parecidos com o de uma gripe comum, até sintomas mais graves, problemas respiratórios e acabar levando a morte. Acredita-se que ele foi detectado inicialmente em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, e desde então, se espalhou por todos os cantos do mundo, fez e continua a fazer muitas vítimas todos os dias. Nos momentos em que a pandemia atingiu seu “pico” em cada país, ou seja, o ápice no número de contaminados - o que aumenta a demanda dos serviços de saúde em um curto período de tempo - foi necessária a criação de hospitais de campanha como uma forma de desafogar o sistema de saúde do país. Esse sistema se tornou muito importante para que esse momento de saturação não fosse ainda pior, sendo uma das principais estratégias para o controle da pandemia. 

O que é um hospital de campanha?

    Um hospital de campanha ou hospital móvel, é uma construção rápida de unidade hospitalar, de caráter emergencial e temporário, que é construído com a função de ser centro de assistência médica, objetivando suprir a falta de leitos. Eles são construídos em casos de emergência e calamidade pública, como por exemplo, a atual pandemia, e geralmente erguidos em locais amplos e não convencionais, como estádios de futebol, parques e centros de convenções. Por ser um dos melhores instrumentos para enfrentar a pandemia, foi uma estratégia adotada em todas as partes do mundo, como uma forma de conseguir tratar todas as pessoas que precisam de atendimento, dar o suporte necessário a elas e evitar um colapso no sistema de saúde. Os pacientes desse sistema são adultos que não conseguem se recuperar em domicilio por conta do seu quadro, mas também não necessitam de atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 


Hospital de campanha no estádio do Pacaembu
Fonte: Gazeta do Povo 

Como são construídos os hospitais de campanha?

    Os hospitais de campanha precisam ser construídos de acordo com as recomendações da ANVISA. A engenharia depende do grau de complexidade dos leitos e do ambiente que recebe os enfermos. O planejamento da estrutura deve ser pensado para que haja um distanciamento adequado entre os pacientes, sistemas de climatização ou ventilação natural e soluções para higienização das mãos. Em unidades de baixa complexidade (para pacientes em estado menos crítico), a estrutura pode ser feita com lonas e módulos pré-moldados. Já em unidades de alta complexidade (para pacientes em estado mais crítico), muitos detalhes e exigências devem ser levados em consideração. A construção desses hospitais deve ser feita de forma ágil, em sua maioria é composta por peças pré-fabricadas de fácil construção, com a utilização de sistemas construtivos inteligentes, e as recomendações estruturais e técnicas devem ser adaptadas para cada local. Deve-se assegurar que sistemas como estrutura, instalação elétrica e hidráulica, ventilação, proteção e combate a incêndios possuem projetos executivos detalhados e que exista compatibilidade entre os diversos projetos.

Hospitais de campanha no Brasil

    O primeiro hospital de campanha do governo federal no Brasil, foi construído em Águas Lindas, Goiás, entre abril e maio e inaugurado em junho de 2020, num momento em que a região não mais possuía leitos de UTI disponíveis. Segundo dados de estados e municípios, pelo menos 79 unidades foram erguidas no país, e sua maioria teve papel fundamental no enfrentamento da COVID-19. 


Hospital de campanha de Águas Lindas
Fonte Metrópoles 

    Portanto, compreende-se a importância que esses hospitais móveis tiveram em todo o mundo, já que graças a eles, mortes por falta de atendimento puderam ser evitadas nos momentos de maior necessidade durante essa pandemia.  

Referências EMPRESA JÚNIOR, Alicerce. TUDO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE HOSPITAIS DE CAMPANHA NO BRASIL NA PANDEMIA DO COVID-19. Disponível em: https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/tudo-sobre-as-construcoes-de-hospitais-de-campanha-no-brasil-na-pandemia-do-covid-19/. Acesso em: 10/02/2021

RODRIGUES, Mariana; NINOMIYA, Vitor; SHIOMATSU, Gabriella; CARVALHO, Ricardo. VOCÊ SABE O QUE SÃO OS HOSPITAIS DE CAMPANHA? Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/86-hospital-de-campanha. Acesso em: 10/02/2021

TEÓFILO, Sarah. CONCLUÍDO HÁ 15 DIAS, PRIMEIRO HOSPITAL DE CAMPANHA DA UNIÃO SEGUE FECHADO. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/05/07/internabrasil,852565/concluido-ha-15-dias -primeiro-hospital-de-campanha-da-uniaoseguefec.shtml. Acesso em: 10/02/2021