segunda-feira, 1 de julho de 2019

Cidades Inteligentes: o futuro é agora!

Por: Gabriel Paula Soares Gomes de Souza

Introdução


Nunca na história da humanidade viveu-se tanto em cidades quanto hoje. Estima-se que até 2050 3 a cada 5 pessoas viverão em áreas urbanas. Por isso, mais do que nunca, devemos nos utilizar da tecnologia para otimizar a vida nas cidades. Sabendo dessa necessidade, surge o conceito de cidades inteligentes. Nelas, há o uso da rede digital para o benefício da população; com elas, a vida urbana será totalmente diferente do que vemos hoje.

O que faz de uma cidade ser inteligente
Fonte: Universal Automação

Cidades inteligentes ao redor do mundo

Os investimentos em cidades inteligentes tendem a ultrapassar US$ 135 BI em 2021, de acordo com a International Data Corporation (IDC). Esse tema já deixou de ser tendência e já é realidade. Mas onde podemos notar aplicações desse conceito em cidades atuais?

  • Barcelona (ESP):
Na cidade catalã, diversos sensores foram instalados nas vagas de estacionamento para que os motoristas deixem de dar voltas no quarteirão para encontrar vagas; isso diminuiria o tráfego, uma vez que 30% do congestionamento urbano é fruto de motoristas procurando por uma vaga (Intelligent Transportation Society). Barcelona também é pioneira no investimento em medições inteligentes do consumo de água; de acordo com Cisco, a cidade economizou US$ 58 MI anuais com essa inovação.

  • Chicago (EUA):

Chicago é uma das líderes internacionais na implementação de tecnologias urbanas. Lá, usa-se sensores nas lixeiras para determinar quais estão cheias, e assim tornou-se 20% mais eficiente no controle da população de ratos. Além disso, a segurança também é auxiliada pela tecnologia; diversas câmeras foram instaladas em postes de iluminação. Por fim, Chicago ainda procura engajar os cidadãos nas tecnologias da cidade por meio de aplicativos.

  • San Antonio (EUA):

Mesmo não estando na lista das cidades americanas mais conhecidas ao redor do mundo, San Antonio é uma das referências mundiais no ramo de automação de cidades. Na cidade de 1,4 milhões de habitantes, a iluminação pública se ajusta de acordo com o clima, a fim de sanar um grande problema nas regiões secas do Texas: acidentes durante as ocasionais chuvas fortes. Além disso, San Antonio conectou seus semáforos para aumentar a eficiência do tráfego, e economizou centenas de milhões de dólares anuais com essa mudança. 


Referências

SMART CITIES. Disponível em:

SMART CITIES RESEARCH HIGHLIGHTS. Disponível em:http://www.bu.edu/systems/research/sc-research-highlights/. Acesso em: 24/06/2019  

MADDOX,Teena. SMART CITIES: A CHEAT SHEET. Disponível em: https://www.techrepublic.com/article/smart-cities-the-smart-persons-guide/. Acesso em: 24/06/2019 

MADDOX,Teena. SMART PARKING, SMART LIGHTING, FLEET MANAGEMENT AT HEART OF NOKIA'S IOT PLATFORM UPDATE. Disponível em:

MADDOX,Teena. THE WORLD'S SMARTEST CITIES: WHAT IOT AND SMART GOVERNMENTS WILL MEAN FOR YOU. Disponível em: