sábado, 27 de julho de 2019

CHINA: A NOVA COLOSSAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL



 Por João Antonio Comine da Silva

Em um país que exibe números que impressionaram e continuam a impressionar o mundo inteiro. Detentora do 2° maior PIB do mundo e com mais de 12 trilhões de Dóllares, e uma economia que cresceu em média 8% nos últimos 30 anos, a China expressa números que êm impressionando o mundo inteiro. Esses fatores possibilitaram a eles a construção de diversas obras faraônicas, batendo diversos recordes e transformando o cotidiano dos chineses, que deixa de ser um país rural para ser cada vez mais um país urbanizado.
Com o gigantesco crescimento vivido pelos últimos anos pelos chineses, se tornou cada vez mais comum a construção de obras mais modernas, impactantes e complexas, com algumas delas se destacam mundialmente.

Ponte de Vidro de Zhangjiajie

Fonte: Blog SCA

            Inaugurada em 2016, a ponte de vidro localizada entre dois penhascos naturais de Zhangjiajie, cenário que atraí diversos turistas, foi cenário de filmagens de filmes como Avatar e declarada como patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Possui 430 metros de extensão e 6 metros de largura, o que garante a ela o título de Maior Ponte de Vidro do Mundo, suspensa a 300 metros do solo. A ponte projetada pelo arquiteto Haim Dotam é composta por 3 camadas de vidro, o que dá uma incrível resistência, podendo suportar mais de 2 toneladas de carga pontual ou 60 toneladas de carga distribuída (aproximadamente 800 pessoas), e resistindo a batidas de martelos em sua superfície.

Hidroelétrica de Três Gargantas

Fonte: China Vistos

            Situada no maior rio da China, o Yang-Tsé, ostenta o título de Maior Barragem do Mundo, com 2.309 metros de comprimento e 185 metros de altura. Teve a sua a sua construção iniciada em 1993, com inauguração em 2006, fruto de um projeto ambicioso de gerar e baratear a produção de energia do país. Implicou no realojamento de 1.300.000 pessoas e a inundação de uma área de 1.045 m². Possui uma capacidade de gerar 22.400 MW por hora, gerando 101 milhões de MW em 2018, só ficando atrás da Hidrelétrica de Itaipu em quantidade de energia produzida.

Centro Global do Novo Século

Fonte: Dreamstime

           Localizado em Chengdu, no cetro da China, é o edifício com Maior Área a Tocar o Solo. Idealizado pelo magnata Deng Hong, tinha como objetivo inicial ser tão grande e com tantas variedades que seria uma cidade artificial, afim de fugir do grande problema que é o ar poluído na região. Construída em uma parceria entre Governo Chinês e a empresa de Hong, a Entertainment and Travel Group, teve início de suas construções em 2010 e inauguração em 2013, possuindo uma área de 1.700.000 m², equivalente a 4 vaticanos ou 3 pentágonos. O edifício possui ambientes como dois shoppings centers, um parque de diversão, uma pista de patinação, um cinema, um complexo universitário, um hotel com mil quartos, um museu de arte e uma torre de negócios, além de um rio artificial e a Padise Islad Oceanic Park, que é um parque aquáticos com uma praia artificial com capacidade para 6 mil banhistas, além de diversas outras atrações.

Aeroporto Internacional de Daxing

Fonte: Época Negócios

            Conhecido também como Novo Aeroporto de Pequim, é o Maior Aeroporto em Prédio Único do Mundo, com capacidade para receber 100 milhões de passageiros por ano, fazendo parte do projeto chinês de se tornar o maior mercado aéreo do mundo, possibilitar cada vez mais a entrada de turistas no país e o transporte aéreo de cargas de alto valor. Pequim já conta com um aeroporto internacional, o Aeroporto internacional de Pequim, que comporta 70 milhões de passageiros por ano, juntos comportariam 170 milhões de passageiros por ano. O aeroporto estabelece um modelo sustentável de construção com a presença de painéis solares e coletor de água da chuva, com o desenho de um boomerang projetado pela Zaha Hadid. Com início das obras em 2014 e conclusão das construções em julho de 2019, por motivos de testes a inauguração será feita em 30 de setembro de 2019, a construção desse aeroporto faz de Pequim uma das pouquíssimas cidades do mundo a ter dois aeroportos internacionais.

Referências

 AGÊNCIA EFE. Globo. Com quase meio quilômetro, China inaugura ponte de vidro mais longa do mundo. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

ITAIPU. ITAIPU MANTÉM RECORDE DE GERAÇÃO, MESMO COM PRODUÇÃO EXCEPCIONAL DE TRÊS GARGANTAS. 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO. A maior barragem do mundo - A Barragem das Três Gargantas. 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

TAGLIANI, Simone. Confira os números impressionantes do edifício mais largo do mundo. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

ÉPOCA NEGÓCIOS. Mega-aeroporto de US$ 12,9 bilhões fica pronto em Pequim, na China. 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

SILVEIRA, Leonardo Souza. Engenharia chinesa e suas obras-primas excepcionais. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.