quarta-feira, 12 de junho de 2019

A História e o Exemplo de André Rebouças


Por Gabriel Juc Dias

História

Apesar do sobrenome comum que batiza bairros e avenidas, André Pinto Rebouças foi uma das personalidades marcantes que pouco se é comentada em nossa história. André nasceu em 1838. Seu pai, Antônio Pereira Rebouças, era advogado e sua mãe, Carolina Pinto Rebouças, filha de comerciante. A família Rebouças se muda para o Rio de Janeiro em 1846 e os filhos continuam seus estudos. Oito anos depois, André e seu irmão Antônio ingressam no curso de Engenharia Militar pela Escola Central do Exército. Nos anos seguintes os irmãos Rebouças entram como voluntários no Batalhão de Artilharia e, em 1860, recebem o grau de Engenheiro Militar e galões de primeiro tenente. Os irmãos são considerados os primeiros negros brasileiros a cursar uma universidade. 
No ano seguinte recebem bolsas de estudos, prêmios dados para os melhores alunos, e seguem para a Europa, para os cursos de especialização em Engenharia Civil. Permanecem dois anos entre a França e a Inglaterra e ao voltar para o Brasil, André escreve “Memórias sobre os Caminhos de Ferro da França" e junto com o irmão escreve "Estudos sobre Portos de Mar".



André Rebouças
Fonte: Portal Unifei.


  Engenheiros Rebouças

  André serviu como engenheiro na Guerra do Paraguai. Escreveu ainda diversos artigos de cunho técnico, ligados aos diversos ramos da engenharia. Junto ao seu irmão, foi autor do projeto de estrada de ferro Antonina-Curitiba, que serviu de base para o desafiador trecho entre serras da ferrovia Paranaguá-Curitiba. Também foi autor de projetos de ponte de ferro sobre o rio Piracicaba e da avenida Beira-Mar, no Rio de Janeiro. Ainda na capital fluminense, André se destacou por ser o primeiro a solucionar o problema de abastecimento de água com mananciais fora da cidade.


Campanha abolicionista

André foi um dos mais ativos militantes do movimento abolicionista brasileiro. Esteve a frente da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão e outras diversas sociedades. Venceram no dia 13 de maio de 1888. Com a Proclamação da República em 1889, Rebouças, monarquista, embarca junto com a família real para a Europa e nela se mantém até os últimos dias de sua vida, falecendo em 1896.


Referências

FRAZÃO, Dilva. BIOGRAFIA DE ANDRÉ REBOUÇAS. Disponível em: https://www.ebiografia.com/andre_reboucas/. Acesso em: 04/06/2019.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, ANDRÉ REBOUÇAS. Disponível em http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/andrerebouca. Acesso em 04/06/2019.

GASPAR, Lúcia. ANDRÉ REBOUÇAS. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=333. Acesso em: 04/06/2019.