sexta-feira, 19 de outubro de 2018

XII Jornada Paranaense do Grupos PET

Aconteceu nos dias 12 a 14 de outubro a décima segunda edição da Jornada Paranaense dos grupos PET, sediada na cidade de Toledo, PR. O evento formado por espaços deliberativos e não deliberativos, contou com a presença de 29 petianos da Universidade Federal do Paraná, sendo dois deles do grupo PET Engenharia Civil.

O evento tem como objetivo unir os grupos PET do Paraná para realizar discussões sobre o caráter e legislação do programa, além de promover a troca de experiências entre os integrantes. Os encaminhamentos gerados através das discussões são levados para os eventos regionais, no nosso caso, o SULPET e, se aprovados nesses, são levados para o Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).

O cronograma de atividades foi iniciado com o credenciamento na sexta-feira à tarde (12), seguido pelo almoço e as oficinas, as quais foram sobre: elaboração de artigos científicos, cultivo e plantio de erva-mate, amarras e privilégios, técnicas básicas de defesa pessoal, role-playing games (RPG), compostagem, grafite e a fronteira física da filosofia.
A cerimônia de abertura do evento ocorreu à noite na sexta-feira (12), contando com uma mesa composta por 7 docentes, entre representantes da Universidade e tutores dos grupos PET.

Mesa de Abertura do evento



Em seguida, foi construído um debate entre o Prof. Dr. Claudinei Aparecido Freitas da Silva, tutor e petiano egresso do PET Filosofia da Unioeste, e o Prof. Dr. José Dilson Silva de Oliveira. O debate girou em volta da questão: “O que é ser discente e tutor do Programa de Educação Tutorial?”.
Na manhã seguinte (13), houve um espaço deliberativo nos grupos de discussão e trabalho (GDTs),  oportunidade que os petianos têm de opinar e gerar sugestões ou encaminhamentos sobre os temas discutidos, que são levados para a Assembleia Geral. Os integrantes do PET Engenharia Civil UFPR participaram de dois GDTs: um a respeito do processo de seleção e avaliação interna de petianos e tutores e outro sobre a parceria público-privada na realização de projetos petianos.

GDT 2: O processo de seleção e avaliação interna de petianos e tutores



De tarde (13), aconteceram 3 atividades muito importantes nos eventos PET. Primeiramente, a apresentação de trabalhos, que desta vez foi realizada apenas em modo de banners. Nosso grupo apresentou um trabalho a respeito da estrutura do nosso planejamento anual, com o objetivo de incentivar outros grupos PET a desenvolverem seus planejamentos de modo semelhante. O trabalho foi apresentado por Gabriel Proença Ferreira e Lorena Sánchez Clavijo, atuais petianos bolsistas do PET Engenharia Civil UFPR.
Apresentação de trabalhos em banner

Logo depois, houve o Encontro por Áreas, que foi dividido nas áreas de conhecimento: Ciências exatas, Ciências humanas, Saúde e Engenharias. Nossos petianos coordenaram o encontro da nossa área, que contou com alunos da Engenharia Têxtil, Química, Elétrica, Civil, etc. Nele foram abordados três assuntos: a evasão, a disparidade de homens e mulheres e a conciliação entre graduação e o PET nos cursos de Engenharia. Foi uma experiência muito gratificante para nós e deixamos nosso agradecimento à Comissão Organizadora da XII JOPARPET pela oportunidade.




Encontro por Áreas: Engenharias



Para finalizar as atividades do sábado, nossos petianos participaram do Encontro de Discentes, que aconteceu paralelamente ao Encontro de Tutores. Nele conseguimos trocar experiências e também foi decidido a criação de um grupo e página no Facebook para os PETs do Paraná, ficando a cargo da Diretoria da CEPET realizar.

Foto oficial da XII JOPARPET
No último dia de evento (14), aconteceu a Assembleia Geral, a qual finalizou as atividades da XII JOPARPET.  Nela foram discutidos os encaminhamentos e sugestões gerados pelos Grupos de Discussão e Trabalho e também foi decidido a próxima sede do evento que, por enquanto, está sob a responsabilidade da UFPR.

O grupo PET Engenharia Civil agradece aos grupos PET da Unioeste de Cascavel, Toledo e Cândido Rondon pela organização do evento, que nos proporcionou vários momentos de trocas de experiência e valorização do Programa. E que venha a XIII JOPARPET!