O PBL - Estruturas de Madeira consistiu na aplicação do Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) na disciplina de Estruturas de Madeiras (TC -057) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. O método se trata de uma ferramenta inovadora utilizada na educação pelo qual os alunos investigam e solucionam um problema proposto trabalhando em grupos, tendo o senso crítico e trabalho em equipe desenvolvidos, além de estimular a aprendizagem-ativa.
Em parceria com o Prof. Dr. Elvidio Gavassoni Neto, docente da disciplina optativa Estruturas de Madeira, o PET Engenharia Civil UFPR aproveitou um dos métodos de avaliação presentes na ementa da disciplina, que consiste na elaboração dos projetos conceitual e básico de uma estrutura em madeira, para aplicar o sistema de ensino PBL na turma. Os discentes desenvolveram o projeto, em grupo, com o objetivo de solucionar uma problemática de infraestrutura do campus Centro Politécnico. Nesta aplicação, a problemática foi a construção de um paraciclo em madeira, visto que os já existentes no campus estão expostos ao clima e não possuem iluminação e segurança adequados, gerando um desestímulo ao uso.
Desta forma, os projetos de paraciclos desenvolvidos pelos alunos devem respeitar as seguintes premissas: dispor de cobertura, localizar-se no Campus Centro Politécnico e possuir madeira como material da estrutura principal.
A avaliação dos projetos da disciplina foi feito em 3 etapas:
- Avaliação pelo professor da disciplina;
- Escolha de projetos por discentes e docentes do Centro Politécnico;
- Avaliação de critérios sociais, econômicos, estruturais e arquitetônicos por professores externos à disciplina.
A equipe vencedora foi a equipe que conseguiu a maior pontuação na terceira etapa dentre as cinco equipes concorrentes. Neste ano, a Equipe C foi a vencedora da competição e terá seu projeto encaminhado à Superintendência de Infraestrutura da UFPR para viabilizar a execução da estrutura!
Divulgação do projeto vencedor. |
Divulgação do projeto vencedor. |
Agradecemos a participação de todas as equipes e a parceria do Prof. Gavassoni. Até a próxima!