sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alunos de Engenharia Civil são Segundo colocados no Concurso Estudantil RCV – Reforço de Viga de Concreto


No dia 23 de Abril de 2014, 5 alunos de graduação do curso de Engenharia Civil da UFPR foram consagrados 2º colocados no Concurso Estudantil RCV – Reforço de Viga de Concreto, versão 2014, promovido pela Associação Latino-americana de Patologia das Construções (ALCONPAT).

Os alunos são Aline Ferreira, Isaac Oliveira, Marcelo Hendges, Mauro Tavora e Vitor Thomaz, que trabalharam nos laboratórios do LAME-DCC durante 3 meses na concretização das suas vigas de concreto armado reforçadas com fibras de carbono.


O Concurso

Consistiu em um desafio aos alunos de graduação que precisavam moldar uma mini-viga de concreto armado e posteriormente executar um reforço na mesma. A organização do evento estabeleceu as regras para a execução das vigas e do reforço através de um edital, que estabelecia dimensões, limite de armadura, área máxima de colagem de reforço, entre outros detalhes. A seguir a foto de uma das vigas executadas pelos alunos do Beam Time, nome elegido pelos alunos para designar o Time da UFPR de 2014.
O concurso envolveu 16 equipes de 13 universidades espalhadas por todo o Brasil e a concorrência foi acirrada. Fizeram parte do concurso instituições de renome como a FEI (SP), Instituto Mauá, FURB, IFPR, UFT, UFPA, UNIPAM, UNILA, UFAL, UFRGS, UNISINOS e MACKENZIE. Cada equipe tinha um professor orientador, que foi o Professor Marcelo Medeiros, no caso do Beam Time da UFPR.
No concurso, a Mini-viga reforçada era posicionada em configuração biapoiada em uma prensa e carregada por um cutelo central.


O Time UFPR foi classificado como a segunda equipe melhor colocada, posicionando a UFPR em local de destaque neste evento tão importante na área de Patologia das Construções. A premiação foi realizada no jantar de encerramento do 1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções, realizado na Unila, Foz do Iguaçu. A foto a seguir mostra a equipe recebendo a premiação.

Fonte: Professor Doutor Marcelo Medeiros - UFPR