terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alunos do PET Engenharia Civil participam de diversos eventos acadêmicos


Os alunos do PET tem como objetivo melhorar a graduação agindo segundo a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, os Petianos desenvolvem pesquisas que são apresentadas em eventos sempre que surge a possibilidade.


Entre os dias 07 e 11 de outubro de 2013 ocorreu o EVINCI - Encontro de Iniciação Científica da UFPR, onde 5 alunos do PET Engenharia Civil apresentaram suas pesquisas individuais. Matheus Silva Freitas fez a "A avaliação do Desafio Intermodal sob a perspectiva da Análise Hierárquica", e Waldney Bruno Lima de Araújo realizou um “Estudo de viabilidade técnica da substituição de cimento portland em argamassas por resíduo de cerâmica vermelha”.

Ensaio de Stuttgart (resistência à flexão)
realizado pelo aluno Marcelo.
O aluno Marcelo Hendges conquistou o primeiro lugar na banca 63 do EVINCI: "Tecnologia DCC 2". O trabalho realizado por ele, intitulado “Estudo experimental da eficiência do reforço com fibra de carbono em corpos de prova prismáticos em condição de carregamento biapoiado”, foi orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Medeiros.




Gabriela Helena expondo seu cartaz no simpósio.
Gabriela Helena Bill apresentou seu trabalho, “Índice de chuva dirigida direcional para a cidade de Curitiba: Uma ferramenta para projeto de fachadas”, no EVINCI e no Simpósio de Materiais e Construção Civil organizado pela UTFPR. Este trabalho, juntamente com o apresentado pelo aluno Tainan Tomaz, também sobre chuva dirigida, foi escolhido para fazer parte de um livro do evento que reunirá os melhores trabalhos apresentadosno Simpósio. O trabalho de confecção deste capítulo do livro encontra-se em desenvolvimento com a participação do Prof. Eduardo Pereira (UEPG), Prof.ª Dominique Giordano (IFPR) e Prof. Marcelo Medeiros (UFPR). Representando a UFPR neste evento, que aconteceu em Toledo-PR nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, foram 4 alunos de graduação e 4 de mestrado apresentando seus trabalhos de pesquisa.



Os alunos e a professora durante a
apresentação de pôsteres, no dia 25.
Thomás Bedusque Verderesi, estudante do 4º período, apresentou o trabalho intitulado “O Curso de Engenharia Civil na UFPR: Uma Avaliação dos Estilos de Ensino-Aprendizagem Aplicando a Metodologia do ILS* e IEA” no EVINCI, e no XLI COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - que ocorreu entre os dias 23 a 26 de Setembro, em Gramado no Rio Grande do Sul. O trabalho, que foi orientado pela Prof. Dr.ª Márcia de Andrade Pereira e realizado em parceria com o aluno de iniciação científica Igor Rodeghiero Ferreira, avaliou o estilo dos alunos ingressantes no ano de 2013 em uma disciplina específica com o intuito de propor melhorias à graduação. O trabalho foi apresentado na forma de pôster.





O grupo PET orgulha-se de ver seus alunos cada vez mais dedicados a suas pesquisas; e de ver os mesmos rompendo fronteiras, apresentado seus trabalhos em novos eventos, que excedem os limites da UFPR.


*ILS: Index of Learning Styles