segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SOM projeta arranha-céu com 70% da estrutura em madeira em Chicago



Sistema conhecido como Timber Frame usa madeira laminada colada para as colunas do edifício e placas de madeira multi-laminada para o núcleo central, pisos e paredes de cisalhamento, além de vigas de concreto



O escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM), mundialmente reconhecido por seus projetos de arranha-céus de vidros e aço, decidiu inovar ao projetar uma torre com 70% da estrutura em madeira. Conhecido como Timber Tower, o complexo residencial de 42 andares será construído em Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo Benton Johnson, um dos engenheiros que está trabalhando no projeto, "arranha-céus de madeira poderiam ajudar a resolver o problema mundial crescente de prover moradia adequada para os bilhões de pessoas que estão, ou estarão, vivendo em cidades - e ao mesmo tempo enfrentar a mudança climática do futuro. Nós sabemos que precisamos construir muito mais prédios e sabemos que precisamos reduzir CO2", disse Johnson.


O sistema estrutural proposto pelo SOM é conhecido como Timber Frame e usa madeira laminada colada para as colunas do edifício e placas de madeira multi- laminada para o núcleo central, pisos e paredes de cisalhamento, que fornecem rigidez contra cargas de vento. O sistema precisa de vigas de concreto ao longo do perímetro de cada andar e em outras posições para permitir maiores vãos e assim mais flexibilidade em layouts.
Até agora, os arranha-céus que utilizavam este sistema eram pequenos escritórios canadenses. Essa será a primeira vez que um escritório do porte do SOM projeta uma torre deste padrão.
Fonte: Techne