terça-feira, 30 de outubro de 2012

Engenharia Civil do IFS possui currículo diferenciado


O curso de Engenharia Civil oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) no Campus Aracaju possui uma matriz curricular repleta de diferenciais. Com duração de cinco anos, o curso forma um profissional que pode atuar como gestor de obras, com forte conhecimento das tecnologias civis, realizando estudos de viabilidade e, sobretudo, trabalhando na concepção de projetos tecnológicos dos mais diversos empreendimentos.

Segundo o professor Euler Freitas, coordenador de Engenharia Civil do IFS, outro importante diferencial é a existência, no currículo do curso, das disciplinas ‘Patologias das Construções’, como obrigatória, e ‘Ensaios Não-Destrutivos em Concreto’, como optativa. “Mantendo essas disciplinas em nossa matriz curricular, estamos atendendo à carta aberta recentemente enviada pela Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil) e o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon)”, diz.
O documento a que se refere o professor trata dos traumáticos eventos recentes relacionados ao colapso total ou parcial de edifícios, amplamente divulgados pela mídia. Na carta, as entidades alegam que esse tipo de acontecimento na construção civil ocorre porque alguns serviços são executados por pessoas que não possuem conhecimento especializado.
Para solucionar a questão, a Alconpat Brasil e o Ibracon recomendam que a disciplina ‘Patologia e Terapia das Construções’ seja estabelecida como obrigatória em todos os currículos de Engenharia e Arquitetura do país. “O fato do curso de Engenharia Civil oferecido pelo IFS já possuir em sua grade curricular a referida disciplina faz com que ele se torne referência no estado e possua um importante referencial em comparação aos cursos oferecidos por outras instituições”, diz o coordenador.
Fonte: Ascom IFS