Cartaz de divulgação do Desafio Intermodal de 2012 |
No dia 31 de Agosto de 2012, sexta-feira, às 18 horas ocorrerá o VI Desafio Intermodal de Curitiba.
O projeto surgiu, no Brasil, em 2006, por iniciativa da Associação de Transporte Ativo, na cidade do Rio de Janeiro, e vem ganhando cada vez mais força como parte da programação de diversas atividades desenvolvidas por órgãos governamentais e não governamentais voltadas à sociedade. Desde então, inúmeras cidades brasileiras vêm aplicando o desafio, dentre elas, São Paulo, Belo Horizonte, Aracajú, Balneário Camboriú, Maringá, Mossoró, Jundiaí, Manaus, Florianópolis e Porto Alegre, obtendo resultados diversificados.
Tal desafio consiste no deslocamento de pessoas em diferentes modais, comuns e/ou rotineiros a elas, em um trajeto pré-estabelecido. Em Curitiba, será realizada a 6ª edição, que oferece como opções : carro, moto, ônibus, bicicleta, a pé e correndo, e as variações, que são bicicleta elétrica, ônibus+a pé, ônibus+bicicleta. Além disso, foram convidadas pessoas com alguma deficiência física para gerar maior diversificação nos resultados.
É um projeto aberto à sociedade, que visa propor alternativas para a locomoção em grandes cidades. Nessa edição, o PET Civil em parceria com o NPT (Núcleo de Psicologia do Trânsito) organizará o Desafio, que conta com orientação do DTT (Departamento de Transportes) da UFPR.
O trajeto escolhido será o mesmo das edições anteriores, possibilitando a comparação do resultado dessa edição com o das anteriores. Sairá, às 18h, do Centro Politécnico da UFPR, passando obrigatoriamente pelo Escritório Verde da UTFPR e chegando na Praça Santos Andrade, último ponto. A rota entre os três pontos citados pode variar de acordo com a preferência de cada candidato.
Ao final do trajeto, será preenchido um rápido questionário com algumas opiniões dos participantes do projeto.
Ao final do trajeto, será preenchido um rápido questionário com algumas opiniões dos participantes do projeto.
O Desafio avalia, entre outros aspectos, tempo e custo do deslocamento, conforto, emissão de poluentes e segurança, para expor à sociedade os benefícios que alguns meios de transporte podem ter em relação a outros.
Em Curitiba, em edições passadas, a bicicleta vence com o menor tempo, nenhuma emissão de poluentes e baixo custo de manutenção. Assim, estimula mais pessoas a trocar modais motorizados no seu dia-a-dia.
Interessados em participar do desafio, entrar em contato com o PET Civil da UFPR:
(41) 3661-3247
pet@cesec.ufpr.br
ou pessoalmente no prédio do CESEC, no Centro Politécnico.