terça-feira, 14 de agosto de 2012

VI Desafio Intermodal de Curitiba

Cartaz de divulgação do Desafio Intermodal de 2012

No dia 31 de Agosto de 2012, sexta-feira, às 18 horas ocorrerá o VI Desafio Intermodal de Curitiba

O projeto surgiu, no Brasil, em 2006, por iniciativa da Associação de Transporte Ativo, na cidade do Rio de Janeiro, e vem ganhando cada vez mais força como parte da programação de diversas atividades desenvolvidas por órgãos governamentais e não governamentais voltadas à sociedade. Desde então, inúmeras cidades brasileiras vêm aplicando o desafio, dentre elas, São Paulo, Belo Horizonte, Aracajú, Balneário Camboriú, Maringá, Mossoró, Jundiaí, Manaus, Florianópolis e Porto Alegre, obtendo resultados diversificados.

Tal desafio consiste no deslocamento de pessoas em diferentes modais, comuns e/ou rotineiros a elas, em um trajeto pré-estabelecido. Em Curitiba, será realizada a 6ª edição, que oferece como opções : carro, moto, ônibus, bicicleta, a pé e correndo, e as variações, que são bicicleta elétrica, ônibus+a pé, ônibus+bicicleta. Além disso, foram convidadas pessoas com alguma deficiência física para gerar maior diversificação nos resultados.


É um projeto aberto à sociedade, que visa propor alternativas para a locomoção em grandes cidades. Nessa edição, o PET Civil em parceria com o NPT (Núcleo de Psicologia do Trânsito) organizará o Desafio, que conta com orientação do DTT (Departamento de Transportes) da UFPR. 

O trajeto escolhido será o mesmo das edições anteriores, possibilitando a comparação do resultado dessa edição com o das anteriores. Sairá, às 18h, do Centro Politécnico da UFPR, passando obrigatoriamente pelo Escritório Verde da UTFPR e chegando na Praça Santos Andrade, último ponto. A rota entre os três pontos citados pode variar de acordo com a preferência de cada candidato.

Ao final do trajeto, será preenchido um rápido questionário com algumas opiniões dos participantes do projeto.

O Desafio avalia, entre outros aspectos, tempo e custo do deslocamento, conforto, emissão de poluentes e segurança, para expor à sociedade os benefícios que alguns meios de transporte podem ter em relação a outros.

Em Curitiba, em edições passadas, a bicicleta vence com o menor tempo, nenhuma emissão de poluentes e baixo custo de manutenção. Assim, estimula mais pessoas a trocar modais motorizados no seu dia-a-dia.


Interessados em participar do desafio, entrar em contato com o PET Civil da UFPR: 
(41) 3661-3247 
pet@cesec.ufpr.br
ou pessoalmente no prédio do CESEC, no Centro Politécnico.