terça-feira, 1 de maio de 2012

Encontro regional dos grupos PET - SulPET


Neste final de semana prolongado, de 28 a 30 de abril, o PET Engenharia Civil, junto com outros PET's da UFPR (Farmácia, Odontologia, Ciências da Computação, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica e Matemática) participou do "XV Encontro regional dos grupos PET -  SulPET", na cidade de Maringá-PR. Além da UFPR, outras 18 instituições de ensino superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram do evento, que mobilizou cerca de 800 estudantes.

A anfitriã UEM (Universidade Estadual de Maringá) proporcionou aos estudantes petianos das diversas universidades do sul do Brasil uma ótima integração ao decorrer do evento, que busca aprofundar os conhecimentos relativos à história, filosofia e perspectivas dos grupos PET, a partir da reconstrução continuada de sua identidade.

Através dos encontros PET (estadual, regional e nacional), transmite-se a política, a cultura,   as dificuldades, as conquistas e o histórico do Programa de Educação Tutorial, bem como sua evolução ao longo dos anos de existência de cada grupo. É uma grande oportunidade de não se perder a identidade e o caráter do programa, uma vez que há, sempre, novos petianos presentes nos eventos, contribuindo para disseminar os valores do PET para futuras gerações. 

No XV SulPET, foram discutidos diversos GT's (Grupos de Trabalho) referentes ao programa e sua logística frente a órgãos superiores que interligam o PET ao MEC (Ministério da Educação e Cultura). Houve ainda a assembleia dos petianos e assembleia dos tutores, onde discutiram, separadamente, as vertentes do programa e maneiras para melhorá-lo.

Em âmbito interativo, o "Encontro por Áreas" reuniu os petianos de áreas específicas do conhecimento, como no das Engenharias. Neste encontro, troca-se informações entre PET's que possuem similaridades na graduação, conhecendo projetos que tiveram grande repercussão em outras universidades e sugestões provenientes de petianos da mesma área. Além dessa troca de experiência, os alunos podem, através de uma conversa descontraída, encontrar meios de melhorar o desempenho do seu grupo na sua universidade presentes em outros PET's.

Ainda na área técnica do evento, são expostos painéis sobre projetos políticos e de auxílio à graduação referentes ao PET para outros petianos. São especificados objetivos, metodologia, participação e procura entre os estudantes de cada curso.

Dentro das apresentações culturais ao longo do evento, no sábado, houve uma "palestra musicada" - Brasil, século XX: ao pé da letra da canção popular - com a professora e petiana ex-bolsista Luciana Worms, ganhadora do Prêmio Jabuti 2003. No domingo, durante o Jantar de Congraçamento, foram exibidas diversas apresentações culturais, como danças típicas gaúchas (com traços europeus), catarinenses e Taiko (referente a Maringá, devido à grande influência da cultura japonesa na cidade).

Os alunos representantes do PET Civil da UFPR - Adriel, Ana Julia, Diego, Gabriel (egresso), José Roberto, Jullian, Kemmylle, Mikael, Sabrina, Targus, Thomás -  ficaram alojados no Colégio Estadual Santa Maria Goretti, junto com as representantes do PET Farmácia.

O próximo SulPET ocorrerá na cidade de Rio Grande-RS, tendo a Universidade Federal do  Rio Grande (FURG) como organizadora.

Agradecemos aos participantes do evento e à organizadora UEM.

Links: