segunda-feira, 14 de março de 2011

Terremoto teria mudado Japão de lugar


O terremoto de 8,9 graus que atingiu o Japão na última sexta-feira parece ter movido o país de lugar e alterado o eixo da Terra.

A ilha principal do Japão teria alterado sua posição geográfica em 2,4 metros, enquanto o eixo do planeta teria variado em 10 centímetros.

Segundo informações da CNN, os dados foram levantados graças a uma das estações GPS do Serviço Geológico Americano e por mapas da Autoridade de Informações Geoespaciais do Japão.
Já segundo um relatório do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, da Itália, o terremoto teria mudado o eixo do planeta em cerca de 10 centímetros.

Tremores e ondas

O maior terremoto da história do Japão foi causado por uma falha de 400 km de comprimento por 160 km de largura. As placas tectônicas da região próxima à costa do país se separaram mais de 18 metros.
Os tremores foram seguidos de um tsunami, com ondas gigantes que chegaram até 10 km dentro da costa. Até agora, já foram achados mais de dois mil corpos, especialmente na província de Miyagi, a mais afetada.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/terremoto-teria-mudado-japao-de-lugar-14032011-1.shl