sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Isolamento acústico na construção civil

Por Dennis Sánchez,

    É fácil perceber que cada vez há mais ruídos dentro do ambiente urbano e, ao fazer parte do cotidiano, esses ruídos podem trazer vários problemas. Barulhos frequentes reduzem a qualidade de vida das pessoas, ao diminuir sua produtividade dentro do ambiente laboral, seu conforto dentro de casa, e seu bem estar e saúde de maneira geral. Por conta disso, o isolamento acústico cada vez se torna mais relevante dentro da construção civil

    O isolamento acústico é uma técnica utilizada nas construções para minimizar a passagem de som entre ambientes distintos. Entre as principais vantagens estão a redução da poluição sonora; maior privacidade dos moradores; maior conforto nas habitações; ganho nas capacidades de atenção, foco e produtividade; maior disposição e bem estar. Ruídos em excesso, por outro lado, podem estimular um comportamento agressivo, estresse e uma maior propensão à doenças cardiovasculares.

    No Brasil, a NBR 15.575 “Edificações habitacionais – Desempenho”, aborda uma série de exigências quanto à qualidade e conforto das construções. A norma técnica padroniza e determina, entre outros aspectos, os níveis mínimos de isolamento acústico, evidenciando a sua importância nas construções.


Materiais mais utilizados

    Os materiais mais indicados para o isolamento acústico são aqueles mais densos e pesados, pois essas características amortecem e dissipam a energia sonora, ajudando a reter a passagem de som.

    A lã de rocha de basalto é um material usado para o isolamento termoacústico, é incombustível e não é nocivo para o meio ambiente. Além de usado em casas e apartamentos, é encontrado também em salas de máquinas em indústrias e não favorece a propagação de fungos e bactérias. Pode ser encontrado na forma de manta, camada, placa ou flocos.


Figura 1: Isolamento acústico do piso com lã de rocha
Fonte: Equipamiento hogar
 

    Outro material com bom isolamento termoacústico é a lã de vidro, fabricada a partir de sílica e sódio em altas temperaturas. Ela é composta por fibras de vidro e não pega fogo.

    Esses materiais podem ser colocados em paredes externas, internas, e pisos (mais comum em edifícios) para reduzir a passagem de som, mas para um bom isolamento sonoro, é necessário dar atenção também a portas, janelas e suas esquadrias. Em janelas é recomendada a aplicação de vidros duplos e um sistema de vedação de qualidade. Quanto às portas, se for de madeira, recomenda-se que seja de madeira maciça em vez de compensada, e que tenha sistema de vedação de borracha.


Isolamento acústico profissional

    É claro que o isolamento sonoro é muito importante em prédios, casas e escritórios, porém ele tem uma relevância muito maior em teatros, estúdios de som, salas de música e de gravação, pois esses ambientes também devem buscar a maior nitidez e qualidade do som.

    Nesse caso, é comum a utilização de espumas sintéticas para isolamento acústico. As espumas são usadas no revestimento dos ambientes, para absorver sons. As ondas sonoras se propagam pelo ar e refletem em paredes, piso e teto até perderem energia. Esse fenômeno é chamado reverberação. As espumas diminuem a reflexão do som, reduzindo assim sua reverberação, dessa forma o nível de ruído diminui e o som se torna mais nítido.


Figura 2: Estúdio de música com espumas sintéticas nas paredes
Fonte:The Soundproofing store


O isolamento acústico no Brasil

    O isolamento acústico é algo que não está presente em todas as construções mas que tanto por causa da NBR 15.575, quanto pela necessidade, se tornará mais comum com o passar dos anos.


Referências:

CATAI, R. E.; PENTEADO, A. P.; DALBELLO, P. F. Materiais, Técnicas e Processos para Isolamento Acústico

DA SILVA SANTOS, ADRIANA; ISERNHAGEN, FELIPE. ESTUDO DE MATERIAIS E TÉCNICAS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO ACÚSTICO EM OBRAS. Disponível em https://info.casadoconstrutor.com.br/almanaque/dicas/qual-e-a-importancia-do-isolamento-acustico-em-obras/#:~:text=O%20isolamento%20ac%C3%BAstico%20%C3%A9%20a,aumentar%20o%20conforto%20dos%20moradores. Acesso em: 05/10/2020

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO ACÚSTICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?. Disponível em https://blog.massadundun.com.br/qual-a-importancia-do-isolamento-acustico-na-construcao-civil/. Acesso em: 08/10/2020

ISOLAMENTO ACÚSTICO: IMPORTÂNCIA, MATERIAIS ACÚSTICOS PARA SEU PROJETO E MAIS. Disponível em https://www.isar.com.br/blog/isolamento-acustico/isolamento-acustico-materiais-acusticos/#. Acesso em 08/10/2020