segunda-feira, 20 de maio de 2019

O copo de Pitágoras e sua relação com a Engenharia Civil

Por Letícia Wan-Dall 

O copo de Pitágoras



Se você é estudante de engenharia, deve conhecer um sábio chamado Pitágoras, da Grécia Antiga. O filósofo e matemático fez muitas descobertas e contribuições para as ciências, como o famoso Teorema de Pitágoras, que relaciona o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo à soma do quadrado de seus catetos.
a² + b² = c²
Contudo, essa fórmula está longe de ter sido sua única grande invenção. Para ensinar a seus discípulos a virtude da moderação, Pitágoras concebeu uma taça de vinho que só pode ser preenchida até certa altura; caso contrário, ela se esvaziará completamente. Batizada de copo de Pitágoras, a invenção funciona a partir de um sifão no meio do copo com dois segmentos, um ligado ao fundo do copo e outro ligado ao pé do copo. Quando a coluna do líquido ultrapassa a altura do sifão, a ação da gravidade empurra todo o conteúdo do copo para fora, conforme mostrado na figura 1.


Legenda: Esquema do funcionamento do Copo de Pitágoras
Fonte: gluon.com.br



No vídeo a seguir, podemos observar o processo do copo se esvaziando.

O que o copo de Pitágoras e a engenharia civil têm em comum?


Ambos utilizam uma ferramenta chamada sifão. O sifão é uma ferramenta para transportar um fluido somente utilizando a gravidade e uma diferença de pressão. Na engenharia civil, os sifões são amplamente utilizados em tubulações, pias e lavatórios a fim de evitar que gases retornem para o ambiente, evitando o mau cheiro. Além disso, o sifão auxilia na manutenção dessas tubulações, por acumular sólidos que poderiam causar entupimento. Existem vários tipos de sifão, como podemos observar na figura 2, cada um com uma funcionalidade. O sifão é uma das várias ferramentas da hidráulica que contribuem para grandes invenções da engenharia civil.


Legenda:Tipos de Sifão

Fonte: www.astra-se.com.br



Referências



Autor desconhecido. Copo de Pitágoras. Ciências e Engenharia, 2017. Disponível em: https://cientificaengenharia.blogspot.com/2017/02/copo-de-pitagoras.html. Acesso em: 16 de maio de 2019.

PEREIRA, Caio. O que é Sifão?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/sifao/. Acesso em: 16 de maio de 2019.