sexta-feira, 12 de abril de 2019

Kit Estrutural Mola II e sua arrecadação em 2018


Por Gabriel Henrique Simões Yagnycz

Kit Estrutural Mola I e a arrecadação em 2014

O Kit Estrutural Mola é uma ferramenta didática-tátil-visual criada pelo arquiteto Márcio Sequeira de Oliveira durante seu mestrado. Ele é muito útil quando o assunto é estudo de comportamento estrutural, pois com ele é possível visualizar como a aplicação de cargas modificam a estrutura, causando flambagens, torções e até mesmo o rompimento da estrutura. Tudo isso acontece tridimensionalmente e nas mãos do estudante, ajudando quem tem dificuldade de visualizar tais deformações na explicação tradicionais, com imagens bidimensionais  no quadro ou na projeção.

Legenda: Demonstração de uma deformação com o Kit Estrutural Mola
Fonte: Autor

Após desenvolver e amadurecer a ideia, o Márcio percebeu que não conseguiria produzir o kit por questões financeiras. Então, em 2014 ele publicou seu protótipo em um site de financiamento coletivo, o Catarse, com o objetivo de divulgar sua invenção e conseguir interessados em ajudá-lo a tornar realidade um sonho. Em questão de semanas a meta foi alcançada e após alguns meses já tinha o triplo do valor inicial desejado.
Nessa mesma época, o PET Engenharia Civil UFPR ficou sabendo da existência da ferramenta e concluiu que seria de grande ajuda para o ensino de estruturas dentro da universidade. Então, lançaram uma campanha de financiamento internamente com o objetivo de comprar 10 kits, no valor de R$ 3.500,00, e com a ajuda de alunos e professores alcançaram a marca em apenas 2 semanas. Tal compra garantiu que o próprio criador viesse entregar os kits em mãos e ministrasse um curso para os docentes e petianos interessados na ferramenta.

Legenda: Recebimento dos Kits em 2015
Fonte: PET Engenharia Civil UFPR

Mola II e os desafios de 2018

Em 2016 é anunciado e lançado pelo mesmo método de financiamento coletivo o Kit Estrutural Mola II e seus complementos, que tinha um viés de abordar outras áreas que o primeiro não era suficiente, como grelhas e deformações em pilares contínuos. Além disso, foram lançados dois complementos: Ligações Super Leves, permitindo estruturas mais altas, e Barras de Comprimento Extensível, personalizando completamente o kit e aumentando suas possibilidades. Porém, o grupo da época achou muito cedo para tentar obter a nova ferramenta para a universidade, pois as atividades com o Mola I estavam recém ingressando nas disciplinas de estruturas.
Durante o planejamento do ano de 2018 os petianos chegaram a conclusão que o novo kit era necessário na universidade, considerando que as atividades com o primeiro que já estavam consolidadas durante seus 2 anos de aplicação nas matérias mais básicas, como Mecânica Geral, Introdução à Engenharia, Resistência dos Materiais e em outros cursos, como Arquitetura e Urbanismo.

Legenda: Aplicação do Kit Estrutural Mola I em Introdução à Engenharia
Fonte: PET Engenharia Civil UFPR

O plano inicial era o mesmo de 2014, obter 10 Kit Estrutural Mola II e 10 complementos de cada, através da ajuda de alunos e professores. Porém, o total era mais que o dobro da arrecadação anterior: R$ 7.570,00. Muito animados e determinados em conseguir os kits para a universidade o grupo se instalou em turnos específicos nos corredores do bloco PF no Centro Politécnico, visando conseguir doações dos que passavam. Infelizmente, em 1 mês alcançamos apenas 16,64% da nossa meta, o que nos levou a buscar contato com outras formas de conseguir auxílio.
O primeiro contato com uma entidade ocorreu através da Professora Isabella Chaves, docente do Departamento de Construção Civil e coordenadora do Laboratório de Estruturas. Ela sugeriu a utilização de um fundo que a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) dispõe para investir em projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFPR. O Fundo de Desenvolvimento Acadêmico, no nosso caso, poderia nos ajudar com até R$ 30.000,00 para compra do que achássemos necessários. Através do preenchimento do formulário de Fluxo Contínuo Tipo A demos início ao processo.
Entretanto, havia mais alguns documentos que precisaríamos entregar. Normalmente é solicitado três orçamentos para comparação de preço, mas o Mola é algo exclusivo da marca e não possui concorrentes no mercado. Por isso, foi necessário entregar o orçamento padrão, carta de exclusividade do produto, carta que explicasse o método de entrega, entre outros. No fim, havíamos solicitado todo o valor da campanha, mas fomos contemplados com uma quantia que possibilitou a compra de 7 Kits Estrutural Mola II e 6 complementos de cada, totalizando R$ 5.021,00.
Nosso segundo contato foi com o professor Mauro Lacerda do Escritório Modelo de Engenharia (EMEA). O professor de disponibilizou para solicitar através da Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) 5 Kits Estrutural Mola II e 5 complementos de cada. Felizmente, nossa solicitação foi atendida!
 
Recebimentos e aplicações

Mesmo conseguindo fazer a compra com a ajuda dos professores citados anteriormente, há muita burocracia envolvida. Os comprados pelo FDA devem possuir patrimônio da universidade, então ainda não conseguimos retirá-los. Felizmente os que foram adquiridos pela FUNPAR já foram retirados e aplicados em sala de aula. Além de estarmos desenvolvendo atividades para diversas matérias, como Resistência dos Materiais II, Estruturas Metálicas, Mecânicas das Estruturas I e II, entre outras.

Legenda: Recebimento dos kits do EMEA
Fonte: Escritório Modelo de Engenharia

Legenda: Aplicação do Kit Estrutural Mola II em Estruturas Metálicas
Fonte: Autor

Por fim, conseguimos arrecadar 12 Kits Estrutural Mola II e 11 complementos de cada, mas cada entidade permaneceu com 1 Kit e 1 complemento de cada para uso interno. Portanto, conseguimos 10 kits e 9 extensões para serem aplicadas em sala de aula. Com relação ao dinheiro arrecadado com a ajuda dos alunos e professores, ainda estamos estudando o qual finalidade será dada a ele, mas somente utilizaremos para gastos relacionados ao Kit Estrutural Mola e o restante será devolvido à comunidade.