sexta-feira, 13 de abril de 2018

Eixample: Uma Lição sobre Planejamento Urbano


Barcelona tem sua imagem comumente associada à sua grande tradição no futebol, às suas praias, aos seus cassinos e, o que poucos sabem, ao seu planejamento urbano. Prova disso é o distrito de Eixample, localizada dentro da capital catalã.  


Vista aérea da região de Eixample

História
Até a metade do século XIX Barcelona era tida como uma fortaleza, cercada por muralhas medievais. No entanto, em 1858, por conta de sua população crescente e da necessidade de ligações com outras cidades, a cidade deu início à sua expansão.  O projeto, considerado como pioneiro no urbanismo moderno, foi idealizado pelo engenheiro Ildefons Cerdà e ficou restrito à região de Eixample. Ao conceber o projeto, o engenheiro catalão idealizou uma cidade com ruas largas e espaços verdes, buscando acima de tudo qualidade máxima de sol, luz e ventilação nas habitações.
Enquanto estava em um avião, Cerdá projetou uma grade com ruas estritamentes paralelas e perpendiculares (em relação ao mar), com exceção de algumas avenidas que cruzam diagonalmente a malha.

Concepção inicial do Plano Cerdá


Inicialmente o Plano Cerdá (como ficou conhecido o projeto) previa ruas de 20 metros, blocos de habitação com 16 metros de altura e com área verde em seu interior para uso público. O projeto também estabeleceu que haveria um mercado a cada 900 metros, um parque a cada 1500, três hospitais, um cemitério, uma floresta e 31 igrejas. Além disso tudo, Cerdá também projetou a comunicação entre modais ferroviário e rodoviário, bem como um sistema para coleta de água.


Eixample e seus prédios de altura padronizada


O Chaflán
Uma das características que mais chama a atenção nos quarteirões de Eixample é a adoção do chaflán (xamfrà em catalão), que consiste em esquinas chanfradas.


Exemplo de esquinas em chaflán


Tal característica permite uma vista mais ampla, um maior ângulo de visão nos cruzamentos, e mais mobilidade para os pedestres. Tais chanfros são muito utilizados como estacionamentos de carros e motos ou como extensão de bares, cafés e restaurantes.

Chanfro utilizado como estacionamento de motos e como extensão de um restaurante

Atualmente
O distrito de Eixample já não segue à risca seu projeto original. Ao longo dos anos algumas das diretrizes iniciais passaram por mudanças para atender melhor às demandas da cidade. Com isso muitas das “ilhas de lazer” no interior dos quarteirões deixaram de existir e deram lugar a novas construções, além disso tornou-se permitido construir prédios com alturas maiores que 16 metros de altura.


Eixample atualmente


Contudo, apesar das mudanças, Eixample continua sendo uma fonte de inspiração no que diz respeito a planejamento urbano e estruturação de cidades. Mesmo 160 anos depois de sua idealização, o projeto de Ildefons Cerdà continua à frente de nosso tempo.



Fontes:
SUTILLI, Tati. ARQUITETURA E PLANEJAMENTO URBANO DE BARCELONA.
ROSA, Cristina. TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O BAIRRO DO EIXAMPLE.
PASSAPORTE BCN. EIXAMPLE.
ANY CERDÁ. HACE 150 ANOS.