quarta-feira, 4 de maio de 2016

Congresso Brasileiro de Patologia das Construções 2016

Entre os dias 18 e 20 de abril deste ano, a Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) realizou o 2º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções - CBPAT. Neste ano, o CBPAT foi sediado na cidade de Belém - PA, ocorrendo na Universidade Federal do Pará.



O evento se propõe, principalmente, a permitir a troca de experiências entre profissionais e estudantes da área de Patologia das Construções - uma das mais solicitadas e em desenvolvimento no Brasil. Nos dois dias de evento foram realizadas palestras com os profissionais mais renomados da área - nacional e internacionalmente - bem como apresentações de diversos trabalhos científicos desenvolvidos nas Universidades e empresas brasileiras. Congressos com este viés são oportunidades únicas para difusão de conhecimentos técnicos e sociais. E o PET Engenharia Civil também participou desta experiência!


Os integrantes do PET Civil Marcela Dutka Hortega e Lucas Ghion Zorzan, juntamente com o professor tutor Marcelo Henrique Farias de Medeiros estiveram em Belém para apresentar três trabalhos desenvolvidos dentro do PET focados na área de manifestações patológicas. Os trabalhos estão ligados ao projeto realizado pelo PET, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura da UFPR, para a avaliação de viabilidade de retomada das obras de um prédio voltado para fins educacionais na Universidade Federal do Paraná. 



A partir de todos os estudos, ensaios e pesquisas realizados foram elaborados, em conjunto com os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC), três trabalhos em formato de artigo, conforme segue:

"Estudo de caso de inspeção em uma estrutura de concreto armado através dos ensaios não destrutivos de esclerometria e ultrassom"
Autores: Lucas Ghion Zorzan, Luís Henrique Marucco de Oliveira, Diego Jesus Souza e Marcelo Henrique Farias de Medeiros.

"Inspeção em uma estrutura de concreto armado usando potencial de corrosão, profundidade de carbonatação e resistividade elétrica: estudo de caso"
Autores: Dayane de Cristo Miranda, Marcela Dutka Hortega, Stephanie Karina Silva Zau, Ana Paula Brandão Capraro e Marcelo Henrique Farias de Medeiros.

"Estudo de caso de uma estrutura de concreto armado por meio da aplicação do Mapa de Danos"
Autores: Isabella Bonatto, Nadinne Cortz Granato Zem, Ana Paula Brandão Capraro, Giovana Costa Réus e Marcelo Henrique Farias de Medeiros.




Os petianos participaram, também, da competição acadêmica realizada pela organização do evento - o PatQuiz - juntamente com as integrantes do Escritório Modelo de Engeharia Civil (EMEA) Heloise Cezario e Camila Machado. A competição tinha por objetivo estimular o interesse dos alunos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura de todo o país pela área de manifestações patológicas em edificações.


Para saber mais sobre o evento (programação, fotos e acesso aos anais do congresso), acesso o site oficial e a página no facebook:


O PET Engenharia Civil parabeniza a todos os seus integrantes pelo envolvimento em todas as atividades que culminaram em trabalhos de qualidade reconhecida nacionalmente no maior evento nacional de Patologia das Construções, fazendo jus ao nome da Universidade Federal do Paraná.