terça-feira, 22 de março de 2016

Sustentabilidade na Engenharia Civil, pode sim! Já ouviu falar do Showerloop?

A sustentabilidade é o conceito em alta da Engenharia Civil e, com certeza, deve ser levado em conta nas novas construções e até mesmo na manutenção de edificações já existentes. Afinal, os engenheiros, arquitetos, pesquisadores e demais desenvolvedores de tecnologia precisam ter em mente que os recursos existentes no planeta não são permanentes, muito pelo contrário, estão cada vez mais em escassez.

Com isso em mente, novas tecnologias para racionalizar o uso de recursos naturais tem sido desenvolvidas. O Showerloop é uma delas! É um mecanismo que foi desenvolvido e lançado recentemente no continente europeu que permite banhos prolongados sem que o usuário precise se preocupar com o consumo de água.

Showerloop pronto para ser utilizado
Este chuveiro consome 10 litros de água, aproximadamente o mesmo que chuveiros convencionais consomem por minuto de funcionamento, e a água é redirecionada para o próprio chuveiro. Mas a água não escoa pelo ralo e volta diretamente para a cabeça do chuveiro, caso contrário seria anti-higiênico.

Mas se a água não sai do ralo e volta direto para o chuveiro, como o banho pode ser contínuo e higiênico ao mesmo tempo? O X da questão está na filtragem da água a partir do momento que ela entra pelo ralo. Inicialmente, a água escoa por uma tela que retém fios e pelos. Depois disso, ela passa por uma sequência de filtro de geotêxtil, areia e carvão ativado, os quais conseguem reter impurezas e partículas de sabão. Contudo, a água ainda não fica totalmente limpa, por isso, foi colocada uma lâmpada ultravioleta que esteriliza o líquido que, então, é bombeado e volta para a ‘cabeça’ do chuveiro.

Filtros com geotêxtil, areia e carvão
Foi uma inovação muito interessante de pesquisadores europeus, mas ainda apresenta um alto custo (cerca de 1500 euros só o produto, sem a instalação). O ideal é que nós, engenheiros e estudantes de engenharia, tomemos iniciativas como o Showerloop como inspiração e continuemos buscando desenvolver mecanismos acessíveis que possam auxiliar no dia-a-dia das pessoas e incentivar a redução do impacto ambiental, o qual é um dos fatores mais afetados pela indústria da construção civil.

Testes para o desenvolvimento do chuveiro
Se quiser saber um pouco mais sobre o desenvolvimento do Showerloop, pode acessar o site do Showeloop.