sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Engenheiro Social

Aberturas de crateras nas ruas, falta de planejamento de água, poluição dos rios e prédios mal estruturados. A questão é: a responsabilidade do engenheiro se estende até onde em tais catástrofes? Em meio a novas tecnologias e a formação técnica, vêm a tona a responsabilidade social na formação do engenheiro, desde que, além de ser capaz de criar  mecanismos capazes de satisfazer as necessidades humanas, é necessário que esses profissionais tenham preocupação com a sustentabilidade, além de uma visão crítica, aberta e humanista.



Seja qual for a especialização do engenheiro, é imprescindível que ele compreenda seu poder de transformação do mundo. Cobrar de um engenheiro essas qualidades é tão necessário quanto cobrar um bom ensino numa instituição do tipo, já que as consequências de seus esforços podem influenciar (como geralmente influenciam) uma grande parte da sociedade. Nesta perspectiva, o engenheiro moderno precisa pensar além de seu tempo, nos recursos materiais, no pessoal, no funcional, no estético, no econômico, no planejamento, e antes de tudo, no constante treinamento.
A partir do momento em que a formação técnica e humana é formada continuamente, será desenvolvida a habilidade conceitual, que diz respeito ao alinhamento das características individuais ao mundo externo a sua volta.


     
     
Habilidades esperadas de um engenheiro

Além de estar em sintonia com os valores e crenças, o engenheiro deve estar atento também às consequências de suas ações, que refletem nas expectativas que a sociedade cria sobre ele, como envolvimentos pró-ativos na comunidade, entendimento de normas e leis. A figura abaixo ilustra essa expectativa.


Engenheiro socialmente responsável

André Rebouças, formado em 1860 em engenharia na Bahia, é um exemplo de engenheiro socialmente responsável. Foi o primeiro a solucionar o problema de falta de água através de mananciais fora da cidade e elaborou a primeira proposta para a criação de uma reserva florestal protegida pela União, o que se tornaria realidade 60 anos depois, com a criação do Parque Nacional do Iguaçu. Isso mostra justamente um exemplo que transcende a questão técnica e econômica, pois para ser um bom profissional/cidadão é preciso antes de mais nada ser humano e entender as necessidades básicas de todos os níveis de conjuntos sociais.

Fontes:
COBENGE 2011
Engenharia verde
Engenharia social
Responsabilidade social na formação do engenheiro