O XVIII ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET), aconteceu durante os dias 01 e 06 de outubro na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e contou com a presença de mais de 1500 alunos e tutores dos grupos PET de todo o país, além de representantes do PET junto ao MEC. A UFPR estava representada pelos grupos PET de Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia, Computação, Litoral Social e Comunidades do Campo, sendo o grupo de Civil o mais numeroso, contando com 10 alunos e o tutor, Prof. Marcelo Medeiros.
Assembléia geral. |
A proposta do evento foi discutir os problemas que atingem o PET em âmbito nacional, trocar experiências entre os diversos grupos e debater maneiras de expandir o programa. O primeiro momento de discussão foi o encontro de petianos, quando alunos de diversos grupos puderam expor sua opinião, compartilhar experiências e propor soluções e discussões sobre o panorama atual dos grupos PET. Após esse momento ocorreu uma mesa redonda, na qual participaram o presidente da CENAPET (Comissão Executiva Nacional do PET), Prof. Álvaro Ayala, o presidente do Conselho Nacional de Avaliação, Prof. Cláudio Orlando, o representante do MEC, Tulio Dantas, e a representante do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Ana Luisa. Esse foi o grande momento de esclarecimento da comunidade petiana quanto as questões que afligem os grupos, como verba de custeio, bolsas, avaliação e visibilidade do programa, devido a presença daqueles representantes, que foram confrontados pelos alunos e tutores para a resolução dessas questões.
Na tentativa de resolver diversos problemas, em todos os eventos existe uma série de discussões sobre temas pertinentes aos grupos e a situação atual do programa em relação ao trato que o MEC dá ao mesmo. Nesse ENAPET, os temas foram divididos em cinco grupos de trabalho (GTs): Avaliação, Graduação e Pós-graduação, Marco Legal e Estruturação do Programa, Organização Política e Estatuto da CENAPET. Em cada um desses GTs haviam dois membros do PET Civil, levando as demandas dos PETs da UFPR e debatendo as questões propostas no momento, buscando sempre o melhor rumo para o programa no Brasil. Os encaminhamentos tirados nos GTs foram levados para a Assembleia Geral e foram discutidos e votados. Os encaminhamentos aprovados nesse eventos serão enviados, através da diretoria da CENAPET, ao MEC, onde serão avaliados pelas autoridades competentes.
Rodrigo apresentando o projeto TCC/IC. |
Para mostrar os trabalhos realizados pelos PETs, cada grupo pode submeter dois trabalhos em forma de banner para avaliação pela organização. O PET Civil apresentou os projetos "PET em Campo" e "TCC/IC", através dos alunos Waldney Bruno e Rodrigo Chin, respectivamente. Anteriormente, havia acontecido o encontro por áreas, onde houve o compartilhamento de projetos e experiências de grupos PET de áreas afins. Foram momentos de integração que serviram para trazer novas ideias aos grupos e estabelecer novos contatos.
Waldney apresentando o projeto PET em Campo. |