quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PET Civil participou do XVIII ENAPET em Recife/PE


O XVIII ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET), aconteceu durante os dias 01 e 06 de outubro na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e contou com a presença de mais de 1500 alunos e tutores dos grupos PET de todo o país, além de representantes do PET junto ao MEC. A UFPR estava representada pelos grupos PET de Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia, Computação, Litoral Social e Comunidades do Campo, sendo o grupo de Civil o mais numeroso, contando com 10 alunos e o tutor, Prof. Marcelo Medeiros.
Assembléia geral.
A proposta do evento foi discutir os problemas que atingem o PET em âmbito nacional, trocar experiências entre os diversos grupos e debater maneiras de expandir o programa. O primeiro momento de discussão foi o encontro de petianos, quando alunos de diversos grupos puderam expor sua opinião, compartilhar experiências e propor soluções e discussões sobre o panorama atual dos grupos PET. Após esse momento ocorreu uma mesa redonda, na qual participaram o presidente da CENAPET (Comissão Executiva Nacional do PET), Prof. Álvaro Ayala, o presidente do Conselho Nacional de Avaliação, Prof. Cláudio Orlando, o representante do MEC, Tulio Dantas, e a representante do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Ana Luisa. Esse foi o grande momento de esclarecimento da comunidade petiana quanto as questões que afligem os grupos, como verba de custeio, bolsas, avaliação e visibilidade do programa, devido a presença daqueles representantes, que foram confrontados pelos alunos e tutores para a resolução dessas questões.

Encontro por áreas. Os alunos do PET Civil estavam presentes.
Na tentativa de resolver diversos problemas, em todos os eventos existe uma série de discussões sobre temas pertinentes aos grupos e a situação atual do programa em relação ao trato que o MEC dá ao mesmo. Nesse ENAPET, os temas foram divididos em cinco grupos de trabalho (GTs): Avaliação, Graduação e Pós-graduação, Marco Legal e Estruturação do Programa, Organização Política e Estatuto da CENAPET. Em cada um desses GTs haviam dois membros do PET Civil, levando as demandas dos PETs da UFPR e debatendo as questões propostas no momento, buscando sempre o melhor rumo para o programa no Brasil. Os encaminhamentos tirados nos GTs foram levados para a Assembleia Geral e foram discutidos e votados. Os encaminhamentos aprovados nesse eventos serão enviados, através da diretoria da CENAPET, ao MEC, onde serão avaliados pelas autoridades competentes.

Rodrigo apresentando o projeto TCC/IC.
Para mostrar os trabalhos realizados pelos PETs, cada grupo pode submeter dois trabalhos em forma de banner para avaliação pela organização. O PET Civil apresentou os projetos "PET em Campo" e "TCC/IC", através dos alunos Waldney Bruno e Rodrigo Chin, respectivamente. Anteriormente, havia acontecido o encontro por áreas, onde houve o compartilhamento de projetos e experiências de grupos PET de áreas afins. Foram momentos de integração que serviram para trazer novas ideias aos grupos e estabelecer novos contatos.

Waldney apresentando o projeto PET em Campo.
No próximo ENAPET, que será realizado na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), o PET Civil estará novamente presente, representando a UFPR e colaborando para a formação de um PET cada vez melhor.