Numa época em que o ecologicamente correto dita a moda em diversos aspectos, morar também deve estar inserido nessa nova ordem. As variadas formas de sustentabilidade, desde o reaproveitamento da água até formas alternativas de energia para a casa, juntam-se a uma forma natural de conter o calor e, ao mesmo tempo, decorar o imóvel.
Uma maneira de minimizar as altas temperaturas dento das casas, é utilizar a cor branca nos telhados, pois ela absorve os raios solares em menor quantidade, combatendo as chamadas “ilhas de calor” – fenômeno climático comum em concentração de asfalto e concreto.
Com a campanha dos telhados brancos proposta pela Green Building Council (GBC): "One Degree Less - Um Grau a Menos", é possível reduzir de dois a três graus a temperatura no interior dos imóveis, e em até um grau a das cidades, caso haja um grande número de telhados na cor. Segundo o Lawrence Berkeley National Laboratory, cujos dados sustentam a campanha, a cada cem metros quadrados de cobertura pintada de branco são compensadas dez toneladas de CO2 ao ano.
No ano passado, a campanha já havia obtido a adesão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo, que se comprometeu a pintar de branco os telhados de conjuntos habitacionais novos e antigos do estado e agora, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou no fim de março (29/03), em primeira discussão, um projeto de lei que pretende instituir nas habitações populares do Estado do Rio uma prática simples de combate ao fenômeno do aquecimento global: a pintura dos telhados de branco. O autor do projeto de número 2.107/09, deputado Luiz Paulo (PSDB), afirma que o projeto representa uma economia de energia, pois com a reflexão de luz se reduz a necessidade de consumo.
Fontes: http://www.gbcbrasil.org.br/pt/index.php?pag=noticia_full.php&id=176; http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2011/03/30/habitacoes-do-estado-do-rio-poderao-ter-telhados-pintados-de-branco-para-reduzir-aquecimento-global-924122529.asp