sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

A formação e a Avaliação voltadas para o Desenvolvimento de Competências

 Por Elvidio Gavassoni Neto

    O setor de Engenharia Civil está passando por modificações substanciais. Fatores como sustentabilidade, crise energética, transformação digital e mudanças climáticas criam uma demanda por uma mão de obra qualificada e preparada para lidar com tais desafios. Porém, nem sempre as estratégias, procedimentos, instrumentos, conteúdos e finalidades adotados correspondem aos critérios e fatores almejados nas abordagens de formação e avaliação acadêmicas. Uma abordagem que vai de encontro a tais requisitos baseia-se no desenvolvimento de competências. Ser competente caracteriza-se por, diante de um problema profissional, mobilizar os recursos, os comportamentos e os conhecimentos disponíveis e articulá-los para que seja possível tomar decisões e fazer encaminhamentos adequados e úteis ao enfrentamento da situação.

Operários trabalhando no projeto
Fonte: pixabay.com

      Apenas uma força de trabalho competente e qualificada pode realizar a transição da Engenharia Civil para as condições desafiadoras do futuro do setor. Em uma condição atual onde as fontes de conhecimento, incluindo o saber técnico, estão amplamente disponíveis é esperado que a trajetória de formação educativa desloque-se da tradicional abordagem baseada em conhecimentos e passe a ser expressa em competências, habilidades, conhecimentos e saberes fundamentais para o exercício criativo, social e técnico da profissão de engenheiro civil. Essas competências incluem não só competências técnicas, mas também aquelas do tipo socioemocionais indispensáveis na tomada de decisão, trabalho em grupo, colaboração intercultural e interdisciplinar.

    Como a avaliação é uma parte indispensável do processo formativo, a abordagem baseada em competências também se estende aos processos avaliativos na formação acadêmica. Há que se desenvolver processos avaliativos que consigam evidenciar a forma pela qual ocorre a articulação teoria e prática, bem como indicadores de como as competências foram exercitadas e adquiridas durante a formação universitária para averiguar a qualidade formativa dos futuros profissionais. Instrumentos avaliativos, principalmente os de resposta fechada, qualitativos ou quantitativos, como questionários, inquéritos, provas, testes, checklist, workshops, portfólios, memoriais e quizzes utilizadas na avaliação com abordagem voltada para verificação do conhecimento precisam ser substituídos por outros que se adequem ao desenvolvimento das competências pretendidas.

       A formação de profissionais de Engenharia Civil qualificados para enfrentar os desafios da transição que essa área enfrenta atualmente impõe grandes desafios. O enfrentamento desses desafios passa pela abordagem da formação e da avaliação baseadas no desenvolvimento de competências. Tais competências que são de várias naturezas e se estendem muito além das clássicas e indispensáveis habilidades técnicas incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para os profissionais do futuro.