terça-feira, 10 de novembro de 2020

O Pantheon e um pouco da sua história

Por Maria Gabriele Sobral

O Pantheon é a construção romana mais bem conservada ao longo do tempo, seu nome significa “todos os deuses” em grego. Foi inaugurado em 27 a.C, enquanto o Imperador Augusto reinava, um pouco mais de dois mil anos de muita história, ele está localizado na Piazza della Retonda, no coração da capital italiana.


Fachada do Pantheon
Fonte: https://www.romapravoce.com

Seu objetivo era ser um templo de adoração para os deuses romanos, porém com a queda do império e ascensão da Igreja Católica sendo monoteísta e contra qualquer outra religião politeísta, transformou em Basílica de Santa Maria dos Mártires. Além disso, grandes personalidades históricas foram enterradas ali, como o artista Raffaello, dos reis Umberto I di Savoia, Vittorio Emanuele II di Savoia e a rainha Margherita di Savoia.


Interior do Pantheon
Fonte: https://www.romapravoce.com/

A característica que mais chama atenção do edifício é a sua cúpula, com 43 metros de diâmetro e 43 metros de altura, nela há uma abertura, que também é conhecida como óculo, de 9 metros de diâmetro, trazendo luz natural para o interior e possui um sistema de drenagem sofisticado para que a água da chuva não atrapalhe.


Cúpula do Pantheon
Fonte: https://www.romapravoce.com/

 

Referências

Panteão: História, características, curiosidades e recordes!. Disponível em: https://emroma.com/panteao/. Acesso em: 02/11/2020.
Pantheon: tudo sobre a fascinante construção da época romana. Disponível em: https://turismo.eurodicas.com.br/pantheon/. Acesso em: 02/11/2020.
Pantheon – Roma. Disponível em: https://www.voupraroma.com/pantheon-roma/. Acesso em: 03/11/2020.
Pantheon. Disponível em: https://www.ancient.eu/Pantheon/. Acesso em: 03/11/2020.