Por Maria Gabriele Sobral
Com o passar do tempo a quantidade de meios de transportes foi aumentando junto com o crescimento populacional, consequentemente a necessidade de transformar ruas, pontes e qualquer outro mecanismo utilizado para a locomoção é inevitável devido a demanda.
Os túneis submersos são construções de grande porte que ficam embaixo da água e possibilitam a passagem de veículos, pessoas ou cargas. Seu objetivo principal é diminuir distâncias percorridas quando o fluxo de água se torna um empecilho.
Em 1802, surgiu uma ideia de conectar a Inglaterra e a França, pois entre esses dois países está localizado o estreito de Dover no Canal da Mancha. O projeto inicial do engenheiro Albert Mathieu era a travessia de carruagens, com uma ilha no centro para troca dos animais por causa do cansaço, porém os ingleses foram contra por medo de invasões inimigas. O projeto por muito tempo ficou em discussão, mas foi no ano de 1994 em que o Eurotúnel também conhecido por “Túnel da Mancha” finalmente foi concluído.
São três linhas paralelas, onde cada um tem uma finalidade (veículos/passageiros/carga). Sua extensão é de 50,45 quilômetros, no entanto, somente 37,9 quilômetros estão embaixo da água e a obra custou aproximadamente 16 bilhões de dólares.
Representação do Eurotúnel
Fonte: viagensimagens.com
Essas estruturas podem vir a ser muito benéficas em diversos pontos, como economia de tempo e combustível, diminuição de emissão de poluentes, melhorar o fluxo de veículos, sem poluição visual já que a paisagem natural será preservada, além de estimular o turismo, pois o tráfego de pessoas será maior.
Referências
BUENO, Chris. Turquia inaugura maior túnel submerso do mundo; Brasil também terá o seu, ligando Santos ao Guarujá no litoral paulista. Disponível em: https://bit.ly/3gurpGM.
PRESSE, France. Turquia inaugura túnel sob o Estreito de Bósforo, que liga Ásia e Europa. Disponível em: https://glo.bo/36H8h42