sexta-feira, 23 de março de 2018

Akashi Kaikyo - A Maior Ponte Suspensa do Mundo

Que no Japão a Engenharia precisa estar sempre a frente todos sabem, dado o grande número de desastres naturais que o país sofre. Mas os japoneses foram além: construíram a maior ponte suspensa do mundo! Com 3911m de comprimento, 1991m só de vão livre, a ponte Akashi Kaikyo bateu diversos recordes e é considerada a maior obra da Engenharia japonesa da atualidade. Ficou curioso? Vem conhecer mais sobre a construção dessa obra colossal! 

Resultado de imagem para akashi kaikyo

A ponte está localizada no estreito de Akashi, entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji. O estreito é uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo, com fluxo de mais de mil navios por dia. A região possui condições climáticas extremas, com correntes marítimas de velocidade média 14km/h, profundidade de 110m, tufões que podem atingir 290km/h, além de sofrer com maremotos e tsunamis. 



A construção foi iniciada em 1988, mas foi entregue oficialmente em 1998, com a presença do príncipe e princesa do Japão na inauguração.

Recordes Mundiais



A Akashi Kaikyo detém três recordes mundiais: o de maior vão suspenso do mundo, com 1991m de distância entre as torres; de ponte mais alta do mundo, com torres de 282,8m de altura cada; e de ponte mais cara do mundo: o valor gasto na obra foi de aproximadamente 4,3 bilhões de dólares. 

Curiosidades

Para resistir bem ao vento, o tabuleiro é treliçado, além de existir placas estabilizadoras que conduzem o vento por dentro da estrutura.

Além disso, a ponte foi construída para resistir a terremotos de até 8,5 graus na escala Richter. Durante a sua construção, em 1995, ocorreu o terremoto Hyogo-ken Nanbu, que apenas deslocou as torres em 1m. 

Quer conhecer mais sobre essa gigante da Engenharia? Assista o documentário feito pelo National Geographic, contando detalhes construtivos, além de fazer uma comparação com outras pontes de grande porte. 



Mais informações, acesse o link de turismo do Japão (em inglês): https://goo.gl/1nnN2Y

Fontes: 

Blog da Engenharia: https://goo.gl/21Uby4
Engenharia e Construção: https://goo.gl/gRu722
USP: https://goo.gl/VsUW5V