Aconteceu, no dia 11 de novembro, o evento de rompimento da VI Competição de Pontes de Papel. Contando com a participação de 11 equipes - de um total de 23 pré-inscritas - e o envolvimento de 4 Universidades diferentes, os modelos reduzidos foram submetidos a um carregamento centrado afim de testar o limite de ruptura da estrutura.
Alguns dos participantes e organizadores da 6ª edição da CPP.
Foto: organização.
As regras da competição são relativamente simples: a equipe deve elaborar um projeto de ponte treliçada que atenda aos requisitos geométricos propostos no edital. Baseando-se no projeto, a equipe então confecciona um modelo reduzido da ponte, em escala, usando como materiais de construção apenas papel e cola.
Os critérios aos quais o projeto e o modelo de cada equipe foram submetidos envolveram a eficiência estrutural, a acurácia do memorial de cálculo - idealmente, as estruturas deveriam resistir a uma carga de 20kgf e, quanto menos papel fosse usado para resistir a essa carga, melhor - e a estética do projeto. Ao final, a composição da nota poderia sofrer pequenas alterações conforme algumas penalidades previstas em edital.
O evento que marcou a última e conclusiva etapa da competição foi realizado no auditório do CESEC, no câmpus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, e teve seu início às 11h30min. Com a participação de todas as equipes inscritas, da organização do evento, da imprensa (confira a matéria veiculada pela UFPR TV) e de cerca de 100 espectadores, foram rompidas 10 das 11 estruturas de papel. Ainda, esta edição da competição contou com o patrocínio da empresa de capacitação Have It, da Editora Cengage e do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná (DAEP). A premiação das equipes aconteceu no mesmo dia do rompimento, às 15h30, após o processo de pós-avaliação das estruturas.
O PET Civil UFPR parabeniza a "OS PONTEIROS", equipe vencedora da 6ª edição da Competição de Pontes de Papel. Confira abaixo a tabela de classificação completa: