terça-feira, 12 de julho de 2016

Fundação Iberê Camargo

No ultimo feriado do dia 26/05 foi realizado o Encontro Regional Sul dos Grupos PET, na cidade de Porto Alegre. O grupo PET Engenharia Civil da UFPR marcou presença no evento e aproveitou para conhecer a capital do Rio Grande do Sul. Um dos pontos visitados pelo grupo foi a fundação Iberê Camargo, construída às margens do lago Guaíba. A fundação foi criada em 1995 e tem como objetivo preservar e divulgar a obra do artista que dá nome a ela. Entre as atividades realizadas pela organização estão exposições e seminários, além de outros eventos que buscam estimular a interação do público com as obras ali expostas.

Nós, como futuros engenheiros civis, não conseguimos deixar de nos impressionar com a estrutura que sedia a fundação e recebe as obras. A edificação, projetada pelo arquiteto mundialmente reconhecido Álvaro Siza, chama a atenção pela arquitetura singular. Mas não é só esteticamente que o prédio se destaca. O projeto respeita todas as normas internacionais de segurança e atendimento, além de se preocupar com o meio ambiente, apresentando soluções de engenharias em vários sistemas do prédio.


Membros do PET Civil UFPR em frente ao museu
Começando pela iluminação: o prédio possui poucas janelas, basicamente a única entrada de luz natural se dá por uma clarabóia de vidro leitoso no último andar, a luz natural não é tão aproveitada na iluminação uma vez que pode vir a danificar algumas obras que eventualmente são expostas. O sistema de iluminação do prédio é todo controlado por sensores, ajustando a luminosidade para que continue a mesma em todos os horários do dia, além das lampadas serem posicionadas a fim de não produzirem sombras.

Outra peculiaridade do prédio é o reaproveitamento da água da chuva para várias finalidades. Ela é usada nos banheiros, que contam também com uma estação de esgoto, tratando sólidos e líquidos no próprio prédio. A água ainda é usada no sistema de refrigeração, circulando por paredes da edificação, ajudando a controlar a temperatura interna e enquanto economiza energia.

O controle de temperatura é outro diferencial. O ar condicionado produz gelo durante a noite, quando a energia é mais barata, usando-o para manter a temperatura regulada durante o dia. O isolamento é feito com lã de rocha, além do sistema já citado da circulação da água por meio de tubos embutidos nas paredes.

Mas é claro que a arquitetura do prédio é o que mais chama a atenção a primeira vista. O museu se ergue em um maciço de concreto branco, no qual foram usadas pedras da região para tingir o concerto, misturando curvas e retas, simetria e assimetria. Usando sistemas estruturais inovadores que garantem grandes espaços internos, contribuindo para a atmosfera do local.

Resumindo, a Fundação Iberê Camargo impressiona não só pelas obras de arte nela expostas, mas também pelas inovações que o edifício sede apresenta, propondo novas soluções de engenharia, impressionando engenheiros e arquitetos que a visitam. Sem dúvida nenhuma é um ponto turístico recomendado pelo PET Engenharia Civil da UFPR