segunda-feira, 29 de junho de 2015

7th Avenue Live and Work: A Inovação Está ao Nosso Lado

Temos o costume de olhar para as grandes obras do Rio de Janeiro, Estados Unidos, China e Dubai, por exemplo, com olhos diferentes do que o que encontramos ao nosso redor. Entretanto, podemos, sim, sermos inovadores sem precisar ir para outros lugares.

7th Avenue Live & Work - Projeto
O 7th Avenue Live and Work é uma obra da Thá que será entregue no segundo semestre deste ano, 2014, e já ganhou espaço e renomeação na Engenharia Civil brasileira. A ideia era levantar um complexo imobiliário que interligasse áreas do cotidiano curitibano. Sendo assim, a edificação contou com 3 torres conectadas que são residenciais, o Oxford Residence, e mais duas torres não interligadas, Chelsea Offices e Trimity Corporate. A maior delas, Oxford, chega a 117m de altura, um Skylink curitibano.

Os engenheiros responsáveis também contaram com tecnologias sustentáveis de construção, começando por um canteiro com organização interna e gestão de resíduos de obra, o que sabemos que é muito importante, pois além de reduzir os custos totais da obra, aumentam a qualidade dos serviços e permite maior controle do que está sendo executado. Até mesmo porque o canteiro está localizado numa região extremamente movimentada da cidade, na Avenida Sete de Setembro, e rodeada de patrimônios históricos curitibanos, o que não poderia ser afetado com a obra.

Canteiro da Obra
O projeto também buscou reduzir a necessidade de energia interna ao longo do dia, visto que todo o revestimento externo é composto de vidros metalizados a vácuo, que permitem a entrada de luz ao longo do dia e, ao mesmo tempo, ajudam a regular a estabilidade térmica do ambiente.

Outra alternativa buscada pelo complexo é a utilização de fontes inesgotáveis e não poluentes de energia, o que foi motivo da conquista do certificado internacional LEED, Leardeship um Energy and Environmental Design.

A construtora, ainda com uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, pretende auxiliar no processo de revitalização da região, com a restauração do Viaduto João Negrão, a famosa Ponte Preta.

O 7th Avenue Live and Work é, na realidade, um exemplo de que podemos, sim, transformar o ambiente em que vivemos e aplicar tecnologias novas e ainda não exploradas sem estar em locais em que, justamente, o uso de novas tecnologias é comum e conhecido.