Todos os
anos, 32 mil pessoas recebem seu diploma de engenharia e
se vêem diante de um mundo de oportunidades. Dentre estas
oportunidades, o empreendimento próprio é certamente uma muito atraente. Quem
não quer ter seu próprio negócio e ser seu próprio patrão? Mas
será que isso é tão fácil quanto parece? Uma boa ideia é o bastante?
Conheça os maiores erros e acertos daqueles que tentaram.
Infelizmente, poucos cursos de engenharia no Brasil dão as noções adequadas para iniciar seu próprio negócio. Na maior parte das universidades, o foco é sempre técnico, deixando o novo engenheiro despreparado para lidar com diversas situações do dia-a-dia empresarial. Conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Economia, Administração e Ciências do Ambiente também são muito importantes.
Tratando-se de uma área tão dinâmica e mutável como o mundo dos negócios, se torna impossível criar um passo a passo para uma empresa de sucesso, contudo, há pontos que o futuro empreendedor faria muito bem em prestar atenção. Dentro conhecimento necessário, sagram-se algumas "regras" de coisas para se fazer e coisas para não se fazer, "Dos and Don'ts", para uma empresa bem sucedida.
DOs:
- Aprimoramento pessoal
Olhando dessa maneira, parecem coisam demais para se lembrar e utópico acreditar que pode-se alcançar tudo. Porém, há como resumir e agrupar essas dez características em quatro básicas:vontade ativa e sólida, dinamicidade sozinho ou em grupo, constante aprimoramento pessoal e ética.
O empreendedor não
pode nunca deixar-se abater pelas adversidades do ambiente. Deve, antes, ser
resiliente e aprender com cada queda aprimorando seu produto ou
reconhecendo que este não tem futuro. Deve buscar seus objetivos e metas sempre
com vontade, organização e o espirito de inovação.
Na área dos
negócios, raramente algo estanque compensa. O mercado quer dinamicidade,
pessoas que possam trabalhar sobre qualquer condição com o mínimo de variação
na eficiência. Saber resolver problemas de forma ativa e até corrigi-los antes
de eles se manifestarem são qualidades chave para todo empresário. Manias e ociosidade
não são bem vindas em empresas que olham para frente. Além disso, nenhuma
empresa vai para frente sem trabalho em equipe. Ser um instigador dessa
modalidade te dá um ótimo diferencial.
Como o mercado
vive mudando, é necessário que o futuro empresário o acompanhe.
Cursos, línguas estrangeiras, palestras e seminários raramente são
más ideias.
- Aprimoramento empresarial
De acordo com o
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Auxilio da Micro e Pequena Empresa, existem
pontos interessantes a se observar, não como empresário, mas como empresa: a
capacidade de assumir risco e enfrentar o novo, atenção as oportunidades,
resiliência e flexibilidade, sistema organizacional eficiente, constante
atualização e inovação e, por último, mas não menos importante, noção
constantemente renovada da satisfação de seus clientes.
Em alguns
pontos, as características empresariais se confundem com as do
empresário, mas deve-se ter em mente suas especificidades. Vale lembrar o
papel de cada um. Atentar para o aprimoramento empresarial pode salvar sua
empresa da falecia e a levar para frente, mas o aprimoramento pessoal lhe da
insumos para trabalhar em qualquer empresa e até fazer a sua do zero. Portanto,
aqui se observa o primeiro erro natural do novo empreendedor: se focar apenas
em um desses aspectos.
DON'Ts:
Pesquisas do SEBRAE apontam que no Brasil, cerca de 49% das empresas fecham em dois anos. Das que permanecem, 56% fecham em até três anos e, das que ainda sobrevivem, 60% fecham antes de completar 4 anos. Isso dá uma média de 9% de empresas que sobrevivem mais de 4 anos. Segunda a IOpen Desenvolvimento Empresarial, As empresas integrantes dos outros 81%, que fecham, provavelmente cometeram os seguintes erros:
- Não saber definir seu negócio
- Não planejar como vai ser sua estrutura
- Não montar uma equipe competente
- Não analisar seus ambientes (oportunidades e ameaças/pontos e fracos)
- Não projetar metas
- Não se preocupar com diferenciais ou inovações
- Não conhecer seu público – alvo
- Não projetar o tamanho de seu mercado
- Não analisar seus concorrentes
- Não definir estratégias de preço e propaganda
- Não fazer uma previsão de vendas
- Não calcular o investimento inicial
- Não projetar os custos do negócio
- Não definir a política de estoques
- Não definir um plano de produção
- Não projetar um fluxo de caixa
- Não projetar a lucratividade e rentabilidade
- Não projetar o prazo de retorno do investimento
- Não buscar ajuda de um profissional
- Não elaborar um plano de negócios.
Muitos Don'ts? Sim, são muitos. Os motivos que levam ao fechamento
de uma empresa são tantos e tão variados que podemos considerar a lista de 20
itens um "resumo para leigos". Talvez um vigésimo primeiro erro de
empreendedores que falharam seja não se dispor a compreender estes aspectos e
suas implicações em sua empresa.
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