Produto sustentável rende 20 vezes mais que argamassa convencional.
Uma solução inovadora que está revolucionando a construção civil em todo País é o destaque do Grupo FCC na Feicon. A Massa Dundun recebeu o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade em dezembro de 2012, na categoria novos materiais. O produto tem potencial para tornar-se nova referência nas obras de concreto armado por seus atributos de inovação tecnológica, economia e cuidado ambiental.
Produzida pelo Grupo FCC, um dos líderes em tecnologia de adesivos aquosos e maior fabricante de elastômeros termoplásticos da América Latina, a Massa Dundun é um novo conceito para o assentamento de tijolos ou blocos na construção de paredes. Sua formulação à base de resinas sintéticas e agregados minerais incorpora nanotecnologia e é resultado de uma extensa pesquisa desenvolvida em conjunto com diversos parceiros tecnológicos. “As nanopartículas presentes no produto proporcionam uma adesão superior porque são capazes de interagir com outros materiais de forma diferente à forma em que interagem substâncias convencionais.”, explica Carlos Bremer, CEO da FCC.
Economia - Esse diferencial foi destacado pela equipe técnica do Prêmio CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) ao observar que, em testes de resistência, os materiais assentados com Massa DunDun apresentavam um desempenho mecânico superior aos resultados da argamassa comum. Mas o grande diferencial do produto é a economia, que chega a ser 30% maior em relação à argamassa convencional.
Ao contrário do método tradicional, que necessita de cimento, cal, areia e água, a argamassa DunDun vem pronta para o uso. Seu rendimento é em média 20 vezes superior ao da argamassa comum. Outra vantagem é a redução significativa do desperdício, que pode passar de 20% utilizando o método construtivo tradicional. O maior ganho, no entanto, vem da produtividade. Estudos práticos mostram que enquanto no sistema de argamassa convencional são necessários um pedreiro e dois assistentes para assentar 800 tijolos em um dia, com a Massa Dundun, um pedreiro e um assistente conseguem erguer 2.500 tijolos no mesmo tempo, um rendimento mais de três vezes maior.
Sustentabilidade – O produto também é bom para o meio ambiente desde a sua produção. O passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao relativamente baixo consumo de energia elétrica utilizado pelos equipamentos durante a sua fabricação e de suas matérias primas. Enquanto isso, para produzir cada quilo de cimento, utilizado no método tradicional de assentamento de blocos, são lançadas mais de 600 gramas de CO2 no ambiente. Por dispensar o uso de areia, a nova argamassa auxilia na preservação dos leitos dos rios. A utilização do produto ainda reduz a geração de entulhos, deixando a obra mais limpa.
O mercado já reconheceu os atributos da Massa Dundun. Em um ano, mais de 100 obras foram executadas com o produto, incluindo um shopping center em Minas Gerais, um hotel no Rio Grande do Sul, obras em duas plantas petroquímicas e dezenas de edifícios residenciais e comerciais, com diversos prédios de mais de 10 pavimentos. O produto também desperta a atenção do meio acadêmico, com ensaios e estudos realizados por instituições como USP, IPT, UFScar, UFRGS, UFSC e UFSM, que destacam os atributos de durabilidade, resistência e desempenho mecânico da Massa Dundun.
A Massa Dundun está disponível em embalagens de 3kg e 15 kg. O produto pode ser usado diretamente da própria embalagem, com uma pistola aplicadora ou com uma bisnaga (ambos também fornecidos pela FCC). Dependendo do tipo de blocos utilizados, uma embalagem de 15 kg do produto é suficiente para assentar 10 metros quadrados de parede, o que necessitaria de aproximadamente 300 kg de argamassa tradicional.
Mais informações: http://
Via Plataforma BIM