Projetos Anuais

O projeto “Civil da feira” visa proporcionar dinâmicas, maquetes interativas e atividades lúdicas para o público externo à Universidade Federal do Paraná, abordando diversos temas da área de Construção Civil. O projeto deverá ocorrer em locais públicos e movimentados, onde o público possa dar engajamento, sendo ele gerenciado pelo Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Paraná.







O projeto “Civil nas Escolas” visa proporcionar aos estudantes de ensino básico da cidade de Curitiba e região metropolitana uma conscientização sobre diversos temas relevantes da área de Engenharia Civil. Isso será alcançado por meio da atuação do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná com atividades ou oficinas interligadas com o curso de Engenharia Civil.







O projeto “Competições” visa proporcionar aos membros do PET (Programa de Educação Tutorial), uma mescla entre os pilares de Pesquisa e Extensão, tendo em vista que o projeto incentivará o grupo fazer o desenvolvimento dos mesmos, com o pretexto de voltar para “casa” campeão dos concursos dos quais os membros irão participar, tendo como foco principal os Concursos Técnicos Estudantis, promovido anualmente pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto).






O projeto Cursos e Visitas foi criado a fim de proporcionar visitas técnicas e cursos acerca de ferramentas usadas na Engenharia para os discentes de Engenharia Civil da UFPR. Uma vez que é notória a carência do ensino de ferramentas e softwares pertinentes à Engenharia Civil e de possibilidades de os estudantes visualizarem conceitos teóricos de forma prática na grade curricular da graduação.







A “Feira de Cursos” representa uma atividade complementar desenvolvida pelo grupo PET Engenharia Civil, com o propósito de estimular a comunidade externa, especialmente futuros universitários, a explorar as diversas áreas de atuação dentro da Engenharia Civil. Durante o evento, serão apresentadas informações e curiosidades sobre o curso, com a colaboração de outras entidades da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa iniciativa visa despertar o interesse de alunos recém-formados do ensino médio para ingressar na área acadêmica de Engenharia Civil, através de exposições planejadas pelo grupo PET ao longo do ano.








O projeto Pesquisas PET é divido em duas áreas, a primeira busca propor projetos de pesquisa com o objetivo de avaliar o impacto do grupo PET Civil UFPR no ensino para os graduandos no curso de Engenharia Civil da UFPR e discutir os resultados obtidos a fim de melhorar projetos e atividades voltados aos alunos de engenharia civil da UFPR. Já a segunda área envolve pesquisas com foco em análises de materiais da engenharia civil, dessa maneira, o participante desenvolve interesse científico, aprende a utilização de equipamentos de laboratório e obtém conhecimento técnico. O projeto é uma maneira dos graduandos que participam do PET iniciarem a carreira acadêmica.







O Pílulas da Civil é um projeto que, por meio da criação de vídeos curtos divulgados nas redes sociais do PET Engenharia Civil UFPR, visa informar e apresentar temáticas em alta ou desconhecidas do atual mercado da engenharia civil, discutir os acontecimentos no mundo que englobem essa área e informar acerca de artigos científicos.






A semana do calouro é pensada para os acadêmicos recém-ingressos no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. A atividade tem como objetivo promover palestras e atividades com o intuito de facilitar a inserção desses novos alunos no ambiente universitário. O grupo promove uma apresentação do Programa, explicando o que é, como surgiu e suas atividades, apresenta o processo seletivo para ingresso no programa PET Civil UFPR e realiza tour guiado, em que apresenta a universidade aos novos alunos.







Devido ao grande sucesso e retorno de conhecimentos que a semana de cursos e palestras proporcionada pelo PET e CESEC em comemoração aos 40 anos de existência, decidiu-se criar o projeto “Semana do PET/CESEC” para tornar isso uma tradição dentro do curso de Engenharia Civil na UFPR.