sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Atuação dos modais de transporte no Brasil

Por Gabrielle Julian


O transporte existe desde sempre. Seja o transporte de pessoas, que pode até ser representado pelos nômades, ou o transporte de mercadorias, que já era muito praticado no Império Romano, essa atividade representa não apenas o progresso da sociedade, mas a conexão interna e externa existente entre as nações. Naturalmente, a evolução dos meios e da qualidade do transporte reflete um pouco a situação econômica do país. E o que os meios de transporte do Brasil tem a dizer sobre nós?

Matriz de transportes de cargas no Brasil
Fonte: Exame Abril

Rodovias

O transporte rodoviário é responsável por grande parte da locomoção de cargas, e chega a ser ainda mais significativo quando falamos do transporte de pessoas. Existem pontos positivos e negativos que podem ser analisados a partir dessa informação. Primeiramente, em questão de custos, as rodovias são a alternativa mais barata quando precisam ser construídas do zero. A manutenção das vias, por outro lado, é algo que precisa ser feito com certa frequência, e pela falta dessa manutenção, muitas estradas brasileiras apresentam problemas relacionados à estrutura.

Analisando a questão de trajeto, com certeza é o meio mais simples, considerando que as limitações são praticamente inexistentes, quando comparamos com os outros modais. Entretanto, como é o modo mais utilizado no Brasil, apesar de a distância entre o ponto de partida e de chegada ser a menor possível, a superlotação de veículos nas estradas acaba aumentando muito o tempo necessário para chegar ao destino.

A sobrecarga do transporte rodoviário.
Fonte: Modalistics

Ferrovias

Em segundo lugar temos o transporte ferroviário. Atualmente a malha ferroviária brasileira apresenta uma extensão de aproximadamente 30 mil km, concentrada principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Essas vias são atualmente utilizadas para o transporte de carga, sendo os principais produtos o minério de ferro (73% da carga transportada por trens), soja (5%) e milho (3%), entre outros produtos minerais e agrícolas. O potencial apresentado pelo transporte ferroviário, entretanto, supera o seu real uso no Brasil, especialmente quando se trata do transporte de pessoas. Apesar de recentemente o investimento, tanto público quanto privado, nas ferrovias ter aumentado, ainda há muito espaço para melhora.

O transporte ferroviário traz tremendos benefícios, entre eles o baixo custo de manutenção, a durabilidade de sua infraestrutura, baixo custo de frete, inexistência de pedágios, menores custos ambientais (por conta do uso do diesel como combustível e da existência de trens elétricos), além da probabilidade de roubo de carga e acidentes caírem drasticamente quando comparados com o transporte rodoviário. As desvantagens envolvem o alto custo para a construção das vias (principalmente em terrenos com inclinação elevada), a inconsistência do sistema de bitolas e a atual insuficiência e estado da malha ferroviária. Entretanto, mesmo que a unificação das bitolas seja algo trabalhoso e que implica na reconstrução de boa parte da malha ferroviária existente, o esforço vale a pena. O transporte de cargas seria aperfeiçoado para quantidades que pesem 27 toneladas ou mais (o que tiraria muitos caminhões das rodovias), mas a principal mudança seria a extrema otimização do transporte de pessoas, que se tornaria mais rápido, barato e eficiente.

A durabilidade dos elementos que compõem o transporte ferroviário.
Fonte: Confederação Nacional do Transporte

Competição Modal no transporte de carga.
Fonte: Confederação Nacional do Transporte

Hidrovias 

A utilização dos rios como meio de transporte é algo complicado. Quando se trata de um rio naturalmente navegável, os benefícios são imensos, uma vez que o transporte hidroviário é ainda menos poluente que o ferroviário, consegue levar mais carga em uma viagem só e a chance de acidentes que acarretam em perda de carga é ainda menor. Entretanto, o cenário muda para os rios não navegáveis, uma vez que investimento necessário para transformá-los em hidrovias é muito alto. 
Levando em consideração que, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o orçamento disponível para as hidrovias é de apenas 3% do valor disponível para as rodovias, o alto investimento necessário se torna ainda mais problemático.  

Além disso, os rios são as vias mais afetadas por mudanças climáticas, que podem chegar a inviabilizar a passagem das embarcações.

Rio Tacuary.
Fonte: Administração Hidrovias do Sul



Portanto, a imagem que o Brasil passa através da locomoção de cargas e pessoas não é das melhores, mas temos apresentado aprimoramentos e sinais de evolução. A maior questão, na verdade, não é nem a qualidade do transporte, mas a concentração de quase 60% dele em apenas um modal. Uma vez que esse problema for resolvido, a tendência é só melhorar.

O transporte de cargas bem distribuídos entre os modais.
Fonte: Modalistics

Referências 

SILVA, Wellington Souza. TRANSPORTE FERROVIÁRIO. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/transporte-ferroviario/ Acesso em: 31/07/2019

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS FERROVIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO? Disponível em: http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/qual-a-importancia-das- ferrovias-para-o-desenvolvimento-socioeconomico-de-um-pais.aspx Acesso em: 31/07/2019

TRANSPORTE E ECONOMIA - O SISTEMA FERROVIÁRIO BRASILEIRO. Disponível em: http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/Site%202015/Pesquisas%20PDF/Transporte


DE OLIVA, José Alez Botêlho. PANORAMA DAS HIDROVIAS BRASILEIRAS. Disponível em: http://portal.antaq.gov.br/wp- content/uploads/2016/12/%E2%80%9CPanorama-das-Brasileiras%E2%80%9D-Jos%C3%A9-Alex-Botelho-de-Oliva.pdf  Acesso em: 02/08/2019

HIDROVIAS BRASILEIRAS SÃO DESCONSIDERADAS PELO PODER PÚBLICO. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/hidrovias-brasileiras-saodesconsideradas-pelo-poder-publico Acesso em: 02/08/2019

RODOVIAS FEDERAIS. Disponível em: https://www.infraestrutura.gov.br/rodovias- brasileiras.html Acesso em: 05/08/2019

CARRION, Raul K. M. AS FERROVIAS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL. Disponível em: http://www.raulcarrion.com.br/ferrovias.asp . Acesso em:07/08/2019