sexta-feira, 18 de maio de 2018

20 Fenchurch Street: O Prédio que Derrete Carros



Apelidado carinhosamente como Walkie Talkie, o prédio 20 Fenchurch Street, construído em 2009, localizado em Londres, ficou conhecido quando pequenos acidentes começaram a acontecer devido sua estrutura arquitetônica.

O arranha-céu possui 35 andares e foi recoberto por vidros espelhados. Seria um prédio muito bonito de se admirar, se não fosse pelo formato côncavo de sua estrutura. A junção desses dois pequenos detalhes fez com que o prédio funcionasse como um espelho esférico côncavo gigante.

Figura 1 - Explicação do efeito óptico causado pelo prédio em uma visão da óptica

Conforme aprendemos em física óptica, esses espelhos tem a capacidade de concentrar os raios de luz solar em um único ponto, o foco. No caso, o foco estava localizado do outro lado da rua e pegava uma área significativa, causando sérias consequências, dentre elas o derretimento da lataria de um Jaguar próximo ao local e até mesmo um pequeno incêndio na barbearia em frente ao prédio. 


Figura 2 - Lataria derretida do Jaguar

Após o dono do Jaguar ser indenizado e parte dos problemas causados resolvidos, enquanto não haviam soluções definitivas, a decisão a curto prazo foi colocar uma proteção temporária na calçada.


Figura 3 - Proteção temporária 

A construtora responsável (Land Securities) ficou encarregada de reavaliar o projeto arquitetônico para que não houvessem mais problemas, e a solução foi colocar uma cobertura de tecido nas vidraças, acabando com o problema da reflexão de luz solar e finalizando sua construção em abril de 2014.


Figura 4 - Edifício com a construção finalizada

 Curiosidade:

O arquiteto responsável pelo Walkie Talkie, Rafael Viñoly, também projetou outro prédio com o mesmo problema, o Vdara Hotel & SPA, localizado nos Estados Unidos. Os hóspedes perceberam que ficavam bronzeados mais rapidamente quando utilizavam a piscina do hotel, tendo queimaduras leves de pele. O problema não foi totalmente solucionado, mas conseguiram minimizá-lo colocado guarda-sóis e algumas árvores ao redor da piscina. Quer saber mais sobre o assunto? Assista a reportagem a seguir!



Fontes:

ISTOÉ 
UOL
G1
Estadão