quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Maracanã inova em sistema de amortecimento

O estádio Mário Filho sofreu grandes reformas para sediar os eventos esportivos que o Brasil recebeu e ainda vai receber. No decorrer das reformas surgiram algumas inovações na área da engenharia, como o sistema de amortecimento das arquibancadas do Maracanã. Fugindo do convencional sistema de amortecimento usado em outros estádios, em que são usados, por exemplo, amortecedores de massa sincronizada, o Maracanã apostou no sistema de contraforte para compor seu sistema de amortecimento.



            O contraforte consiste em tanques de concreto preenchidos com entulho da obra, obtidos tanto da antiga estrutura que foi demolida, quanto terra e demais rejeitos provenientes das obras de fundação, assim a obra reciclou um material que dificilmente tem uma destinação que não o lixo. Nessa estrutura de concreto também são fixadas estruturas metálicas que formam a arquibancada do estádio.


            A grande vantagem desse tipo de amortecimento é a grande economia na manutenção do sistema. Enquanto amortecedores demandam uma manutenção cara e frequente, os contrafortes praticamente não demandam manutenção alguma, se trata de um sistema definitivo. Além disso, esse método de amortecimento é bastante resistente. O Maracanã agora aguenta vibrações de até 6 Hz, ou seja, além de jogos de futebol, os quais a frequência chega a 3 Hz, o estádio pode receber shows musicais com um maior nível de segurança.

            O projetista estrutural responsável pela obra, João Luís Casagrande também aponta outras vantagens do contraforte: “A solução proporcionou um ganho de cronograma de cerca de 90 dias”, esse adiantamento da obra fez com que fosse possível a realização da Copa das Confederações em 2013. Além disso o projetista também comenta sobre o reuso do entulho gerado na própria obra: “Foi possível evitar diariamente o trânsito de cerca de 200 caminhões de bota-fora no bairro da Tijuca, que vive engarrafado”, ou seja além de reciclar o resíduo da obra a solução do contraforte poupou gastos com o transporte de entulho, além de não contribuir com os engarrafamentos na cidade.


Fonte: http://techne.pini.com.br/