sexta-feira, 30 de maio de 2014

Teatro Guaíra, em Curitiba, será restaurado quase 40 anos depois de sua fundação

O Teatro Guaíra, um dos principais pontos históricos, culturais e turísticos de Curitiba, no Paraná, será restaurado. As obras serão realizadas por etapas e a primeira delas, que terá o aporte financeiro de R$ 2,8 milhões da empresa Renault do Brasil, deve estar concluída em dezembro desse ano, em comemoração aos 40 anos de fundação do local. Essa é a primeira vez que o teatro, um dos mais tradicionais do país, será revitalizado.
Nessa fase inicial, o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), um dos três que o teatro abriga, vai ganhar novos carpetes e cortinas. Também será feita a reparação de todas as poltronas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens. Além disso, serão substituídas as cortinas do auditório Salvador Ferrante (Guairinha). Como o prédio integra o patrimônio histórico e cultural do Estado, todas as intervenções serão realizadas no sentido de manter o padrão do local, em conformidade com o que determina a legislação.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, todo o complexo de auditórios, que ainda contempla o espaço Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), será restaurado, adaptado, modernizado e adequado, seguindo os projetos executivos elaborados pela empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012.
A próxima etapa de obras vai compreender a impermeabilização do teatro; isolamento acústico; modernização da cenotecnia, iluminação cênica, imagem, sonorização, portarias e camarins; bem como a recuperação das redes hidráulica e elétrica, geradores de energia, sistema de carga e descarga e mobiliário.
História
O Teatro Guaíra foi inaugurado no início da década de 50, por ocasião das comemorações do centenário da emancipação política de Curitiba. Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, sua construção começou em 1952 e, dois anos depois, foi inaugurado o auditório Salvador Ferrante, conhecido como Guairinha.
O Guairão (auditório Bento Munhoz da Rocha Netto) foi aberto em dezembro de 1974, depois de ser reconstruído em virtude de um incêndio, em 1970, que o deixou destruído. Em agosto de 1975, inaugurou-se o miniauditório Glauco Flores de Sá Brito. Juntos, os três espaços totalizam uma área de 16,9 mil metros quadrados, com capacidade de 2.757 lugares.
O local abriga ainda a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Companhia de Dança e a Escola de Dança. Em 2003, a edificação foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná.
Fonte: Pini