quarta-feira, 7 de maio de 2014

Palestras do fim de abril foram o início de um grande Ciclo

Palestra sobre o Panorama Geral da Copa.
No mês de abril aconteceram duas palestras, uma dentro de um grande projeto, o "Circuito de Palestras da Copa", e a outra como uma oportunidade da vinda de um renomado professor na área de patologias de concreto, as duas no dia 23. A graduação, não apenas do curso de Engenharia Civil, participou de ambas e demonstrou o interesse pelo assunto e suas críticas por meio de um questionário disponibilizado para que o grupo PET possa sempre buscar melhorar os temas das palestras.

Panorama Geral da Copa

Dirigido pelo professor doutor Sergio Scheer, a palestra ocorreu ao meio dia e aproveitou do entusiasmo sobre o assunto dos estudantes para explanar os aspectos da Copa do Mundo em Curitiba. Fora formado um grupo de pesquisa coordenado pelo Sergio Scheer e dividido em diversos grupos de pesquisa com professores na áreas de: turismo, saúde, energia, telecomunicações, estruturas e materiais, mobilidade urbana e segurança.

Ataque por sulfetos em estações de tratamento de esgoto

A palestra contou com a introdução do professor doutor Marcelo Medeiros que pôde falar sobre a importância da pesquisa e um pouco sobre o palestrante, doutor em Engenharia pela USP, Juarez Hoppe Filho, atualmente professor do curso de Engenharia Civil na UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia). Juarez esclareceu o uso do concreto em Estações de Tratamento de Esgoto e mostrou um pouco sobre os testes realizados para demonstrar o ataque por sulfetos, bem como possíveis soluções.

XIII Ciclo de Seminários

É rotina anual do grupo PET pesquisar sobre um determinado tema e se organizar em grupos para repassar esses conhecimentos aos alunos. Assim, esse ano o Ciclo de Seminários irá acontecer na próxima semana (12/05 - 16/05) ao meio dia. E além de contar com a participação dos petianos, dois convidados virão para fomentar ainda mais a discussão sobre o tema Infraestrutura Brasileira.

Cartaz de Divulgação

Circuito de Palestras da Copa

Dando sequência a mais uma palestra do que promete ser um excelente ambiente para discussão sobre a Copa do Mundo, a professora doutora Olga  L. C. de Freitas Firkowski, do curso de Geografia, ministrará uma palestra no dia 19/05 sobre o projeto o qual participa: Observatório das Metrópoles. O horário e o local ainda não estão definidos.


Aplicações Estruturais de Concreto com Fibras

No dia 15/05 teremos a presença do Dr. Albert de La Fuente, professor doutor em Engenharia de Construção pela Universidade Politécnica da Catalunha. Ele dará uma palestra às 19h30m sobre Aplicações Estruturais de Concreto com Fibras. Vale salientar que a palestra será em espanhol.

As inscrições podem ser feitas através do formulário em bit.ly/inscricoespet