segunda-feira, 26 de maio de 2014

Curitiba será o primeiro município brasileiro a participar de projeto de Cidades Inteligentes



Curitiba será a primeira cidade do Brasil a participar do projeto Índice de Cidades Inteligentes 2020, indicador da Inteligência em Inovação (Inteli), de Portugal, criado para medir a inovação de cada município. No país europeu, o levantamento conta com 40 sedes administrativas municipais integrantes da Rede de Cidades Inteligentes (Rener). Serão avaliados cinco aspectos (inovação, sustentabilidade, inclusão, gestão e conectividade), compostos por mais de 80 parâmetros específicos.

O projeto, que será desenvolvido em caráter experimental, visa à instituição de um ranking de melhores práticas, bem como a possibilitar a criação de mecanismos para avaliar o momento atual das cidades e a sua evolução ao longo do tempo. As informações também poderão ser usadas para incentivar o empreendedorismo, tanto na participação popular, quanto no estímulo às micro e pequenas empresas, resultando numa Smart City.
Esta pode ser definida com um novo conceito para a constituição das cidades, que exige repensar estratégias, tecnologias, modelos e processos urbanos para responder aos atuais desafios ligados à qualidade de vida, ao equilíbrio do ambiente e eficiência dos recursos naturais, às desigualdades e à exclusão social.
Fonte: Pini Web