domingo, 3 de junho de 2012

Hidrelétrica de Paracambi, no Rio de Janeiro, é inaugurada

A cidade de Paracambi, no Rio de Janeiro, inaugurou no dia 31 de maio uma nova hidrelétrica, com capacidade de produção de 25 megawatts e abastecimento de 50 mil residências. A Pequena Central Hidrelétrica Paracambi (PCH) faz parte do Complexo de Lajes, formado pelas hidrelétricas de Fontes Novas, Nilo Peçanha e Pereira Passos. Além de Paracambi, a usina também atenderá as cidades de Itaguaí e Piraí.

Hidrelétrica concluída em 30 meses, no Rio de Janeiro

A primeira etapa de execução da obra foi o barramento da margem direita do Rio Ribeirão das Lajes. Esta etapa foi concluída em terreno seco, já que a curvatura do rio fez com que não fosse necessária a interferência em seu leito. A terraplanagem removeu todo o solo até chegar à camada de rochas a 12 metros de profundidade.

Depois de alguns testes de qualidade da rocha e reforço das mesmas com injeção de cimento, foi construída a barragem da margem direita e as estruturas de concreto de 29 metros de altura: tomada d'água de quatro vãos, responsável pela captação de água; dois vertedouros da barragem, que escoam a vazão não turbinada do rio, além de casas de força. Para a execução dos pilares do vertedouro, foi usado o sistema de fôrmas deslizantes. 

Ao final desta etapa, foi iniciado o desvio de 200 metros do rio pelos dois vãos dos vertedouros, possibilitando a construção da barragem da margem esquerda. Para o desvio, foi primeiramente removido um septo de jusante (lado do curso de água em direção à foz). A água começou a penetrar neste terreno, formando um canal. O septo de montante (lado do curso da água em direção à nascente) foi então removido, fazendo com que água passasse pelo leito natural do rio e pelos vãos do vertedouro.

A terceira fase da obra envolveu o lançamento de duas ensecadeiras - pequenas barragens provisórias de rocha, que desviam o rio para secar a região de implantação da estrutura. Mesmo depois de lançar a rocha no rio, um pouco de água continua passando e assim, para concluir a vedação, foi lançado argila sobre a rocha. Essas barragens de rocha e argila também possuem areia, funcionando como um filtro que retém a água.

Na quarta e última fase, foram construídas duas ogivas de concreto nos vão do vertedouro, além da montagem das comportas da estrutura e o desvio completo do rio. Para que isso acontecesse, os vãos do vertedouro foram fechados, sem comprometer a vazão mínima do rio, de 120 m³/s.

Completado o desvio, foram montados os equipamentos, como comportas do vertedouro, turbinas hidráulicas e geradores de energia. Também foi realizado o reflorestamento das áreas degradadas na região do lago da barragem.

A construção da hidrelétrica foi feita pelo Consórcio Construtor de Paracambi (CCPPA), formado pela Construtora Quebec e pela Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. As obras tiveram início em novembro de 2009, levando dois anos e seis meses para ficar pronta. O investimento total foi de R$ 220 milhões.